ALUNOS SURDOS E GRÁFICOS DOS MOVIMENTOS UNIFORME E UNIFORME VARIADO COM O GEOGEBRA

  • Autor
  • Cléa Furtado da Silveira
  • Co-autores
  • Viliam Cardoso da Silveira , Denise Nascimento Silveira
  • Resumo
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    RESUMO

    Este trabalho é um recorte de pesquisa de dissertação, trata-se de uma metodologia que tem como foco alunos Surdos no ensino de Física e as imagens como auxiliar na aprendizagem dos movimentos uniforme (MU) e uniforme variado (MUV).  Desenvolvida em uma turma do 2º Ano do Ensino Médio, somente de surdos, com 4 alunos, no 2º semestre de 2021, de forma remota. Visando um ensino com metodologias que utilizem a língua natural, contemplem a visualidade e cultura surda. Para isso ancorou-se em autores como: Skliar (2016), Campelo (2008), Moreira (2011), Bachelard (1983), Silveira(2019) entre outros. Acredita-se que atendeu os objetivos, e o recorte apresentado do Software GeoGebra como ferramenta metodológica permitiu fazer um ensinamento ágil. Atendeu com as imagens dos gráficos, o visual; a contextualização em Libras, respeitou a língua natural e a cultura surda; permitiu a interação através da ferramenta Mett aos vários elementos do ambiente pedagógico. Entende-se que o GeoGebra pode ser utilizado como ferramenta pedagógica com alunos surdos, em aulas remotas e possivelmente com maior êxito de modo presencial. Sendo indicado mais estudos sobre o tema.

     

  • Palavras-chave
  • Física, Alunos surdos, GeoGebra, Imagens gráficas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
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  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

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