RESUMO
Este trabalho é um recorte de pesquisa de dissertação, trata-se de uma metodologia que tem como foco alunos Surdos no ensino de Física e as imagens como auxiliar na aprendizagem dos movimentos uniforme (MU) e uniforme variado (MUV). Desenvolvida em uma turma do 2º Ano do Ensino Médio, somente de surdos, com 4 alunos, no 2º semestre de 2021, de forma remota. Visando um ensino com metodologias que utilizem a língua natural, contemplem a visualidade e cultura surda. Para isso ancorou-se em autores como: Skliar (2016), Campelo (2008), Moreira (2011), Bachelard (1983), Silveira(2019) entre outros. Acredita-se que atendeu os objetivos, e o recorte apresentado do Software GeoGebra como ferramenta metodológica permitiu fazer um ensinamento ágil. Atendeu com as imagens dos gráficos, o visual; a contextualização em Libras, respeitou a língua natural e a cultura surda; permitiu a interação através da ferramenta Mett aos vários elementos do ambiente pedagógico. Entende-se que o GeoGebra pode ser utilizado como ferramenta pedagógica com alunos surdos, em aulas remotas e possivelmente com maior êxito de modo presencial. Sendo indicado mais estudos sobre o tema.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica