O CELULAR ALÉM DA PALMA DA MÃO: O TEOREMA DE PITÁGORAS FORA DO PAPEL

  • Autor
  • Luiz Eduardo Rossatto
  • Co-autores
  • Jheniffer Munslinger Schroer , Lucieli Martins Gonçalves Descovi
  • Resumo
  • O trabalho consiste em uma investigação matemática realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Três Coroas/RS. O objetivo principal do estudo foi promover estratégias de ensino e aprendizagem, a fim de demonstrar o teorema de Pitágoras em triângulos retângulos, utilizando o GeoGebra, através de smartphones, durante as aulas de matemática. A metodologia utilizada foi qualitativa, visando investigar o processo de construção do conhecimento durante a utilização do aplicativo na formalização e demonstração do teorema de Pitágoras. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos atingiram o objetivo da pesquisa, e construíram, sem auxílio dos pesquisadores, o conceito do teorema. Também concluiu-se que o smartphone  no contexto da educação matemática pode ser uma ferramenta de grande potencial, tanto para o docente quanto para os discentes, que possibilita maiores desempenhos e compreensão de diferentes conceitos, além de proporcionar uma aula mais expositiva e dinâmica.

  • Palavras-chave
  • Tecnologia educacional. Estratégia de ensino. GeoGebra. Educação matemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica