O trabalho consiste em uma investigação matemática realizada em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Três Coroas/RS. O objetivo principal do estudo foi promover estratégias de ensino e aprendizagem, a fim de demonstrar o teorema de Pitágoras em triângulos retângulos, utilizando o GeoGebra, através de smartphones, durante as aulas de matemática. A metodologia utilizada foi qualitativa, visando investigar o processo de construção do conhecimento durante a utilização do aplicativo na formalização e demonstração do teorema de Pitágoras. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois os alunos atingiram o objetivo da pesquisa, e construíram, sem auxílio dos pesquisadores, o conceito do teorema. Também concluiu-se que o smartphone no contexto da educação matemática pode ser uma ferramenta de grande potencial, tanto para o docente quanto para os discentes, que possibilita maiores desempenhos e compreensão de diferentes conceitos, além de proporcionar uma aula mais expositiva e dinâmica.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica