A presente pesquisa de mestrado encontra-se em construção e tem como objetivo investigar como os professores de Matemática avaliam a utilização do software GeoGebra ao ensinar os conteúdos de Geometria em suas aulas. Os sujeitos da pesquisa são os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública municipal e estadual de Tenente Portela, RS, aos quais será oferecido um curso de formação sobre o uso do Geogebra para que possam utilizar este software com seus alunos. Nos aportes teóricos, utilizou-se reflexões de pesquisas que abordam as tecnologias digitais, seu uso na educação e a formação de professores, bem como, considerações sobre o software GeoGebra. A pesquisa tem abordagem qualitativa, no qual adotou-se como metodologia a pesquisa-ação, com o propósito de planejar a proposta de formação a partir dos currículos vigentes. Na coleta dos dados serão usados questionários, gravações de áudios e vídeos, registros fotográficos e anotações do diário de campo. Como resultados iniciais, observamos elementos que apontam a necessidade da elaboração de outras abordagens no processo de ensino da Matemática, em especial nos conteúdos de Geometria.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica