Este estudo surge de uma investigação acerca das dificuldades na compreensão da Geometria e dos percalços na interpretação de problemas de olimpíadas de Matemática. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que explore a resolução de questões olímpicas, desenvolvendo habilidades de visualização e raciocínio geométrico com suporte do software GeoGebra. Para tal, utilizamos como metodologia a Engenharia Didática, em suas duas primeiras fases - análises preliminares e análise a priori – tendo em vista que este estudo parte de uma pesquisa em andamento. Como resultado, trazemos uma proposta didática explorando duas questões do Concurso Canguru de Matemática, descrevendo sua resolução com base nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas. Por fim, esperamos contribuir para o trabalho docente nesta área e, posteriormente, implementar estas situações didáticas nas duas últimas fases da Engenharia Didática, realizando sua experimentação, análise a posteriori e validação.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica