MODELAGEM MATEMÁTICA E GEOGEBRA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA QUESTÕES OLÍMPICAS

  • Autor
  • Renata Teófilo de Sousa
  • Co-autores
  • Paulo Vítor da Silva Santiago , Rosalide Carvalho de Sousa , Arnaldo Dias Ferreira
  • Resumo
  •  

    Este estudo surge de uma investigação acerca das dificuldades na compreensão da Geometria e dos percalços na interpretação de problemas de olimpíadas de Matemática. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática que explore a resolução de questões olímpicas, desenvolvendo habilidades de visualização e raciocínio geométrico com suporte do software GeoGebra. Para tal, utilizamos como metodologia a Engenharia Didática, em suas duas primeiras fases - análises preliminares e análise a priori – tendo em vista que este estudo parte de uma pesquisa em andamento. Como resultado, trazemos uma proposta didática explorando duas questões do Concurso Canguru de Matemática, descrevendo sua resolução com base nos pressupostos da Teoria das Situações Didáticas. Por fim, esperamos contribuir para o trabalho docente nesta área e, posteriormente, implementar estas situações didáticas nas duas últimas fases da Engenharia Didática, realizando sua experimentação, análise a posteriori e validação.

     

  • Palavras-chave
  • Geometria, Olimpíadas de Matemática, Ensino de Matemática, Modelagem Matemática, GeoGebra
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica