ANÁLISE DA INTERPRETAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE UMA ATIVIDADE SOBRE FUNÇÕES REALIZADA NO GEOGEBRA COM O OLHAR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA

  • Autor
  • Marcelo Lins Muniz de Melo Santos
  • Co-autores
  • Veronica Gitirana , Rosilangela Lucena
  • Resumo
  • Neste estudo, recorte de dissertação, serão apresentados resultados preliminares da pesquisa, cujo objetivo foi analisar a compreensão de licenciandos em matemática, com o olhar da Teoria dos registros de representação semiótica, na resolução de uma atividade sobre funções definida por partes, no contexto de ensino remoto, em um curso de Licenciatura em Matemática. A metodologia consistiu na resolução colaborativa, em dupla, de uma situação adaptada de uma questão da OBMEP (2ª fase nível 3 de 2014). Mesmo com o uso do recurso tecnológico, percebeu-se que os professores não conseguiram realizar completamente a conversão do registro em linguagem natural, representado pelo enunciado do problema, para o registro figural. Isto porque no enunciado há a informação de que a formiga parte do ponto A e vai até o ponto D e a conversão incompleta entre os registros descritos anteriormente influenciaram para a construção parcial do gráfico no GeoGebra.

  • Palavras-chave
  • Registro de representação semiótica. Função definida por partes. Ensino Remoto. Educação Tecnológica.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
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