SITUAÇÕES DIDÁTICAS E GEOGEBRA: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DE VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS UTILIZANDO QUESTÕES DO ENEM

  • Autor
  • Rosalide Carvalho de Sousa
  • Co-autores
  • José Gleison Alves da Silva , Paulo Vitor da Silva Santiago , Italândia Ferreira de Azevedo
  • Resumo
  •  

    O presente artigo tem como objetivo apresentar um modelo de situação didática envolvendo o volume de sólidos geométricos, embasada na Teoria das Situações Didáticas e modelada no software GeoGebra como subsídio ao professor de Matemática, que possibilite estruturar uma atividade que auxilie o aluno na interpretação e resolução de situações-problema. Como metodologia de investigação utilizou-se a Engenharia Didática de Formação apoiada nas quatro etapas da Engenharia Didática Clássica: análises preliminares, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. A construção da situação didática seguiu os pressupostos da Teoria das Situações Didáticas com o aporte do software GeoGebra. A aplicação foi realizada on-line via Google Meet, com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública no interior do Ceará, Brasil. Os resultados apresentados, apontam que houve o desenvolvimento de um ensino que despertou a autonomia dos estudantes (professores em formação inicial) na apropriação dos conhecimentos matemáticos, além de ter apresentado um recurso pedagógico capaz de contribuir para a visualização e interpretação de conteúdos implícitos em textos matemáticos, contribuindo para entender os conceitos aqui expostos. Convém salientar que esses resultados são oriundos de uma pesquisa de mestrado acerca de problemas do Exame Nacional do Ensino Médio, sobre o conteúdo de sólidos geométricos para o ensino de matemática e a formação de professores.

     

  • Palavras-chave
  • Engenharia Didática de Formação, Teoria das Situações Didáticas, Volume dos Sólidos, GeoGebra.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica