O presente artigo tem como objetivo apresentar um modelo de situação didática envolvendo o volume de sólidos geométricos, embasada na Teoria das Situações Didáticas e modelada no software GeoGebra como subsídio ao professor de Matemática, que possibilite estruturar uma atividade que auxilie o aluno na interpretação e resolução de situações-problema. Como metodologia de investigação utilizou-se a Engenharia Didática de Formação apoiada nas quatro etapas da Engenharia Didática Clássica: análises preliminares, análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação. A construção da situação didática seguiu os pressupostos da Teoria das Situações Didáticas com o aporte do software GeoGebra. A aplicação foi realizada on-line via Google Meet, com estudantes do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública no interior do Ceará, Brasil. Os resultados apresentados, apontam que houve o desenvolvimento de um ensino que despertou a autonomia dos estudantes (professores em formação inicial) na apropriação dos conhecimentos matemáticos, além de ter apresentado um recurso pedagógico capaz de contribuir para a visualização e interpretação de conteúdos implícitos em textos matemáticos, contribuindo para entender os conceitos aqui expostos. Convém salientar que esses resultados são oriundos de uma pesquisa de mestrado acerca de problemas do Exame Nacional do Ensino Médio, sobre o conteúdo de sólidos geométricos para o ensino de matemática e a formação de professores.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica