A utilização de metodologias complementares de ensino e aprendizagem, voltadas principalmente às disciplinas que demandam de um certo grau de abstração para o seu correto entendimento e compreensão, a exemplo do Cálculo Diferencial e Integral (CDI), torna-se um fator norteador para uma melhor absorção dos conhecimentos adquiridos na literatura. Com base nessas perspectivas, o presente estudo teve como objetivo identificar as principais contribuições do Software GeoGebra como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem nas disciplinas de CDI na Universidade Federal Rural do Semi- Árido (UFERSA). A pesquisa foi realizada na comunidade das ciências exatas da referida instituição de ensino superior (IES) através de formulário eletrônico pela plataforma do Google Forms. A mesma consistiu em um questionário composto por nove questões, em que seis delas buscavam a diferença com e sem o uso do GeoGebra nas resoluções de questões específicas do CDI, e as três últimas tinha uma caráter qualitativo, em que se averiguava as vantagens e desvantagens da utilização do software, contendo também as possíveis contribuições ou não, nesse contexto, foi observado que o GeoGebra trouxe contribuição como ferramenta para o auxílio do ensino e aprendizagem do CDI na referida IES, e as mais importantes entre elas foi o auxílio da visualização do esboço dos gráficos e na identificação de erros cometidos durante a resolução manual das questões.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica