Nesse trabalho temos como objetivo apresentar a demonstração do Teorema de Pappus pela óptica da Geometria Projetiva, com o amparo do software GeoGebra em sua visualização, construção e considerações algébricas para seu desenvolvimento. Dada a carência do ensino de Geometria Projetiva nos cursos de licenciatura em Matemática, propomos aqui uma situação didática para que o ensino deste tópico seja realizado, tornando o aprendizado potencialmente mais simples. A metodologia adotada para este trabalho é a Engenharia Didática, em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori – com ênfase na Engenharia Didática de Formação (EDF), tendo em vista que essa proposta é voltada para licenciandos em Matemática e futuros docentes na área. Como resultados trazemos a demonstração do Teorema de Pappus, estabelecida a partir de conceitos matemáticos ao alcance de professores em formação, em que as construções realizadas com o aporte do GeoGebra para sua demonstração tornam-se possíveis de serem reproduzidas no âmbito da sala de aula.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica