LABORATÓRIO VIRTUAL DE FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – SIMULAÇÕES INTERATIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA

  • Autor
  • Giselle dos Santos Castro
  • Co-autores
  • Nildo Loiola Dias
  • Resumo
  • Neste trabalho, apresentamos simulações de experimentos de física desenvolvidas com o GeoGebra. O propósito primeiro de tais simulações fora o de adaptar os experimentos de disciplinas com atividades práticas, para que pudessem ser ofertadas de forma remota pelo período de estudos não presenciais decorrente da pandemia da Covid-19, uma vez que o isolamento social prescrito impossibilitou que essas práticas fossem realizadas de maneira presencial na Universidade Federal do Ceará (UFC). As simulações estão disponíveis on-line (www.laboratoriovirtual.fisica.ufc.br), acessíveis por navegadores web, sem requisito de sistemas operacionais específicos, ou a instalação de quaisquer programas. Uma vez que o GeoGebra é um software multiplataforma, as simulações são de fácil acesso, viabilizando o seu uso na indisponibilidade de um laboratório de física ou espaço adequado, na falta de um equipamento, ou mesmo de forma complementar, dado que integramos uma ampla gama de parâmetros que nem sempre são viáveis, por motivos diversos, nos experimentos presenciais regulares. Na programação das simulações foram incorporadas uma reduzida aleatoriedade nos valores das grandezas internas, a fim de representar o comportamento físico de obtenção de dados que seja análogo à execução de um experimento real, desde a observação à realização de medidas, reproduzindo erros experimentais inerentes aos experimentos reais. Para orientar usuários a usufruir plenamente as possibilidades, elaboramos roteiros de prática correspondentes aos roteiros das práticas presenciais, e os disponibilizamos no próprio site. Os relatórios elaborados pelos estudantes que fizeram uso dessas simulações são qualitativamente similares aos produzidos antes da pandemia, quando os mesmos experimentos eram realizados em laboratório. 

  • Palavras-chave
  • Simulações interativas. Laboratório virtual. Ensino de física. Experimentos de física.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica