O GEOGEBRA NA RESOLUÇÃO DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS DE SEGUNDA ORDEM SOB A ÉGIDE DA ENGENHARIA DIDÁTICA

  • Autor
  • Arnaldo Dias Ferreira
  • Co-autores
  • Renata Teófilo de Sousa , José Gleison Alves da Silva , Francisco Régis Vieira Alves
  • Resumo
  •  

    Este trabalho faz parte de uma investigação, em andamento, de uma pesquisa de mestrado acadêmico referente as possibilidades em que o GeoGebra pode ser usado para explorar o assunto de Progressões Aritméticas (PA) em situações-problemas de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi apresentar a resolução de um problema de PA de segunda ordem no Ensino Médio com o suporte do software GeoGebra a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino deste conteúdo. Para tal, utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, em suas duas primeiras fases: Análise preliminar e Concepção e análise a priori. Como resultado deste trabalho, trazemos uma proposta didática, planejada e organizada, de forma a explorar a resolução do problema proposto a partir da visualização e manipulação do software GeoGebra. Esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Progressões Aritméticas de forma prática e investigativa no intuito de despertar um desejo pela aprendizagem Matemática.

     

  • Palavras-chave
  • GeoGebra. Progressões Aritméticas. Engenharia Didática. Aprendizagem Matemática.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica