Este trabalho faz parte de uma investigação, em andamento, de uma pesquisa de mestrado acadêmico referente as possibilidades em que o GeoGebra pode ser usado para explorar o assunto de Progressões Aritméticas (PA) em situações-problemas de Matemática do Ensino Médio. O objetivo deste trabalho foi apresentar a resolução de um problema de PA de segunda ordem no Ensino Médio com o suporte do software GeoGebra a fim de contribuir para a melhoria dos processos de ensino deste conteúdo. Para tal, utilizamos como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática, em suas duas primeiras fases: Análise preliminar e Concepção e análise a priori. Como resultado deste trabalho, trazemos uma proposta didática, planejada e organizada, de forma a explorar a resolução do problema proposto a partir da visualização e manipulação do software GeoGebra. Esperamos contribuir para o ensino e aprendizagem do conteúdo de Progressões Aritméticas de forma prática e investigativa no intuito de despertar um desejo pela aprendizagem Matemática.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica