QUADRINHOS E GEOGEBRA NO ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL: APLICAÇÕES DA SEQUÊNCIA FEDATHI

  • Autor
  • Roberto da Rocha Miranda
  • Co-autores
  • José Rogério Santana , Maria José Costa dos Santos , João Evangelista de Oliveira Neto
  • Resumo
  •  

     O trabalho apresenta o ensino de Geometria Espacial com base na proposta Sequência Fedathi aliada ao gênero discursivo dos quadrinhos e o software Geogebra. Objetiva-se de modo geral  analisar a influência da Sequência Fedathi em conjunto com os recursos didáticos dos quadrinhos e Geogebra  no ensino de Geometria. Para tanto, utiliza-se a metodologia com base na Sequência Fedathi. Os sujeitos pesquisados foram estudantes dos 3.° anos do Ensino Médio da Escola EEEP Antônio Valmir da Silva, em Caucaia-Ceará. Como os desdobramentos de cada etapa, por meio de uma situação problema levantada por um quadrinho apresenta-se a atividade que foi resolvida com o software Geogebra. Ao final constata-se que a proposta desenvolvida, reforça a Sequência Fedathi como metodologia de ensino em matemática aliada a diferentes recursos didáticos como os quadrinhos e o software Geogebra, fortalecendo a reflexão, compreensão e o diálogo de professores e estudantes para promoção de saberes geométricos.

     

  • Palavras-chave
  • Geometria Espacial. Sequência Fedathi. Quadrinhos. Geogebra
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica