O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE COEFICIENTES DA FUNÇÃO POLINOMIAL

  • Autor
  • MARIA LIDIANNY DA SILVA MOURA
  • Co-autores
  • MARCUS BESSA DE MENEZES
  • Resumo
  •  

    Ensinar conceitos matemáticos de forma clara e acessível os alunos é uma das atribuições destinadas aos professores. Isso posto, o Software GeoGebra se apresenta como possibilidade de auxílio para o ensino de conteúdos matemáticos. Com isso, o objetivo deste trabalho é analisar o uso do GeoGebra como ferramenta para o ensino de Coeficientes da Função Polinomial do 2º grau com alunos do 9º ano. Para isso, a pesquisa se apresenta como qualitativa e utilizou-se como metodologia de ensino a Teoria das Situações Didáticas para descrever a sequência e para embasar este trabalho, buscou-se referencial teórico em artigos de periódicos e livros que abordassem essa temática. Contudo, foi possível descrever uma Sequência Didática voltada a discutir sobre a exploração dos coeficientes da Função Polinomial do 2º grau com arrimo no GeoGebra que é uma tecnologia na educação. Conclui-se que essa ferramenta auxilia no ensino e compreensão no estudo de coeficientes da função polinomial de segundo grau. 

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologias na educação, software GeoGebra, Coeficientes de funções, Ensino e aprendizagem.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica