O presente artigo aborda a Realidade Aumentada (RA), o uso do software GeoGebra, a aprendizagem de Geometria Espacial e a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF). Visa-se com o estudo desses temas, identificar as possibilidades de uso pedagógico da RA para a aprendizagem de Geometria Espacial através do GeoGebra mediado pela SF. A pesquisa é exploratória de natureza Qualitativa, do tipo Participante e Descritiva, conta com a participação do pesquisador e descreve características de uma população na aplicação de uma Sessão Didática (SD) na disciplina Informática na Educação, em uma turma do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Devido a pandemia da COVID19, a coleta de dados aconteceu por meio de observações nos encontros formativos via Google Meet, e por uma questão em forma de fórum no Google Classroom. Os resultados apontaram que a visualização de poliedros e aprendizagem de conceitos geométricos, antes, limitados a imaginação, foram ampliados pelo uso da RA por meio do GeoGebra, o qual contribuiu para a visualização, sendo possível a identificação das características das figuras geométricas. Considera-se que a RA, o GeoGebra e a SF, juntos, tornam as aulas mais lúdicas, dinâmicas e proporcionam a construção de conhecimentos matemáticos, possibilitando a consolidação da aprendizagem, conforme depoimento dos sujeitos, destaca-se a importância da postura do professor na condução das atividades, com a eficiência da SF na mediação das atividades propostas.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica