RESUMO
O presente artigo aborda o ensino de construções geométricas, o uso do software GeoGebra, a formação de professores e a Engenharia Didática (ED). O estudo tem por objetivo apresentar as considerações iniciais da pesquisa e do produto educacional no mestrado em Ensino de Ciências e Matemática Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa é do tipo exploratória de natureza qualitativa, Gil (2002), e da análise de conteúdo, Bardin (1977), com realização de um curso de formação de professores de matemática do Ensino Médio, da região Sertao Central cearense para o ensino de construções geométrica utilizando o geogebra. A coleta de dados aconteceu por meio de observações nos encontros formativos via Google Meet, e por aplicação de pré-teste (analise preliminar) e pós-teste (analise a priori) no formulário do Google forms. Os resultados apontaram a importância da formação docente para uso de tecnologias digitais, que o software geogebra favorece no processo de ensino e aprendizagem, e que embora os professores reconheçam a importância do geogebra para o ensino de construções geométricas, poucos usam na sala de aula.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica