PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UM ESTUDO DA GÊNESE INSTRUMENTAL NO ENSINO REMOTO COM O GEOGEBRA

  • Autor
  • Paulo Bento
  • Co-autores
  • Verônica Gitirana
  • Resumo
  •  

    Esta pesquisa buscou caracterizar a gênese instrumental de estudantes do 2º ano do Ensino Médio sobre planificação de sólido geométrico, no ensino remoto, quando exploram o software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados. Nesse ambiente virtual de estudo, buscamos compreender como o estudante desenvolve sua gênese instrumental ao utilizar o GeoGebra (janela 3D) para resolver situações sobre planificação de sólidos geométricos. O quadro teórico é composto pela noção de Esquemas (Vergnaud) e a Abordagem Instrumental (Rabardel). Como fundamentação metodológica, utilizamos a Orquestração Instrumental On-line (Gitirana e Lucena) e a Planificação de Sólido Geométrico (composição do estudo da Geometria Espacial). A experiência nos permitiu compreender a gênese instrumental dos estudantes em um ambiente 100% remoto, em que foram obtidos resultados satisfatórios no seu desenvolvimento da habilidade espacial.

     

  • Palavras-chave
  • Geometria Espacial; Abordagem Instrumental; Orquestração Instrumental; Esquema
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
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  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
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