Esta pesquisa buscou caracterizar a gênese instrumental de estudantes do 2º ano do Ensino Médio sobre planificação de sólido geométrico, no ensino remoto, quando exploram o software GeoGebra na resolução de problemas contextualizados. Nesse ambiente virtual de estudo, buscamos compreender como o estudante desenvolve sua gênese instrumental ao utilizar o GeoGebra (janela 3D) para resolver situações sobre planificação de sólidos geométricos. O quadro teórico é composto pela noção de Esquemas (Vergnaud) e a Abordagem Instrumental (Rabardel). Como fundamentação metodológica, utilizamos a Orquestração Instrumental On-line (Gitirana e Lucena) e a Planificação de Sólido Geométrico (composição do estudo da Geometria Espacial). A experiência nos permitiu compreender a gênese instrumental dos estudantes em um ambiente 100% remoto, em que foram obtidos resultados satisfatórios no seu desenvolvimento da habilidade espacial.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica