O ladrilhamento é uma técnica que pode ser utilizada em diversas frentes de aplicações como pisos, estamparia de tecidos, artesanatos, dentre outros. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor uma atividade com ângulos internos dos polígonos regulares, sem o uso de fórmulas, a partir dos conceitos e propriedades da Geometria presentes nesta arte, que consiste no preenchimento do plano, por moldes, sem superposição ou buracos. A pesquisa a ser realizada é do tipo pesquisa-ação com abordagem qualitativa e pretende utilizar como ferramenta o Geogebra, software de matemática dinâmica gratuito para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo numa única aplicação.ou seja é uma multiplataforma. O Geogebra, será utilizado na estruturação de uma oficina com o intuito de possibilitar aos estudantes a construção dos conceitos de Geometria de forma interativa, criativa e reflexiva. O estudo se pautará nas Metodologias Ativas, em especial, a Aprendizagem Baseada em Problemas. Destaca-se que essa proposta poderá oportunizar um aprendizado a partir de ações proativas, entre professores e estudantes, auxiliando na construção e reconstrução de conceitos matemáticos, favorecendo um ambiente colaborativo e significativo de aprendizagem. Recomenda-se esta atividade como proposta de aula para os alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental possibilitando a integração entre diversas estratégias de ensino e de aprendizagem.
Comissão Organizadora
GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto
Comissão Científica