SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO E O GEOGEBRA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

  • Autor
  • Maria Graciene Moreira dos Santos
  • Co-autores
  • Monaliza de Azevedo Silva , Francisco Régis Vieira Alves
  • Resumo
  • Dadas as dificuldades dos estudantes na compreensão de figuras tridimensionais quando esboçadas no plano bidimensional em sala de aula, como o quadro ou lousa branca, vimos a necessidade de propor este estudo. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta didática para a introdução do ensino de sólidos de revolução com o aporte do software GeoGebra, norteada pelas dialéticas da Teoria das Situações Didáticas. Para tal, adotamos a metodologia Engenharia Didática em suas duas primeiras fases – análises preliminares e análise a priori -  dado o fato de que este é um trabalho em andamento. Como resultados trazemos uma construção que pode ser utilizada pelo professor para explorar conceitos geométricos de área e da visualização da passagem de figuras 2D para 3D, estimulando a visualização geométrica do estudante por meio da manipulação de comandos no GeoGebra. Como perspectivas futuras, almejamos desenvolver esta construção em sala de aula e continuas as duas fases posteriores da Engenharia Didática, com coleta de dados empíricos

  • Palavras-chave
  • Visualização Geométrica. Ensino de Matemática. GeoGebra.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
Voltar Download
  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica