CURSO DE ANIMAÇÕES COM GEOGEBRA : APLICANDO CONCEITOS DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Autor
  • Paulo Alves de Lima Filho
  • Co-autores
  • Afrânio de Araújo Coelho , Fredson Rodrigues Soares
  • Resumo
  • Efetivamente, o ensino de ciências, especialmente o de física, mantém uma resistência em adotar metodologias inovadoras, especialmente aquelas que aproximem a Física ao fazer científico dos físicos. Neste contexto, o presente trabalho objetivou proporcionar momentos de modelagem e simulação com o Software Geogebra que provoquem o protagonismo do estudante a partir de situações que favoreçam o aprendizado. Como problemática, como o software GeoGebra pode contribuir para o protagonismo dos estudantes nas escolas públicas de ensino médio da rede estadual do Ceará? Com relação aos caminhos metodológicos, trata-se de uma pesquisa básica, do tipo exploratório, de natureza qualitativa e participante, pois contou com o envolvimento dos colaboradores na pesquisa. O curso teve duração de três meses, e no contexto da Pandemia da COVID – 19, aconteceu de forma remota via Google Meet, baseado em atividades de simulações e animações elaboradas com a utilização do GeoGebra, promovendo o protagonismo juvenil de alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Fortaleza, estado do Ceará. Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de aprender conceitos físicos, especificamente de mecânica clássica, construindo animações que tornaram o assunto menos abstrato e muito mais palpável, fazendo com que ideias como posição, aceleração e força fossem entendidas com mais clareza e de forma contextualizada. O curso alcançou resultados satisfatórios, pois os alunos comprovaram no final de cada encontro, momento em que eles participaram das avaliações dos encontros através da plataforma Mentimeter, que formou “nuvens de palavras” das opiniões dos discentes.

  • Palavras-chave
  • Tecnologia Educacional, Ensino de Física, Animações, Educação Básica.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
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  • Desenvolvimento de aplicativos, softwares educativos ou jogos com o GeoGebra
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Básica
  • GeoGebra como estratégias de ensino e aprendizagem na Educação Superior
  • Novas formas de ensinar com o GeoGebra
  • A Estatística, a Física e as Engenharias com o GeoGebra
  • O uso da Plataforma GeoGebra e a Resolução de Problemas

Comissão Organizadora

GeoGebra
Mayara Larrys
JOSÉ GENILSON DA COSTA
Francisco Neto

Comissão Científica