Introdução e objetivos: O câncer é uma doença multifatorial com alta morbimortalidade nos dias atuais. Diversos produtos químicos têm sido estudados quanto ao seu potencial carcinógeno e seus efeitos no curso clínico das neoplasias. O uso do Narguilé é comum em diversas regiões do mundo, especialmente após o processo de globalização, que possibilitou intenso intercâmbio cultural entre sociedades ocidentais e orientais. No Brasil, esse aumento tem ocorrido desde 2008, principalmente na população de adultos jovens. Diante dessa problemática emergente, estudos tem sido desenvolvidos para verificar os possíveis efeitos nocivos do Narguilé. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo o levantamento dos potenciais efeitos carcinogênicos do uso de Narguilé. Métodos: Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, utilizando-se as bases de dados PubMED e Google Acadêmico e os descritores “narguilé”, “câncer” e “patologia”. Foram incluídos artigos publicados a partir de 2007, em inglês e/ou português, que abordassem aspectos referentes à carcinogênese em usuários de Narguilé. Resultados: A agressividade do Narguilé se deve aos níveis de toxinas presentes no tabaco aromatizado. A queima do carvão, utilizada como fonte de calor para ativar a essência, aumenta a liberação, em níveis progressivos, de monóxido de carbono (CO), nicotina, nitrosaminas, óxido nítrico, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) e metais pesados. Exposições esporádicas a essas substâncias causam apenas leves irritações nas vias aéreas. No entanto, a exposição contínua leva ao acúmulo de toxinas (principalmente CO e HAP), o que promove um processo inflamatório associado ao estresse oxidativo, condição que favorece o desenvolvimento de neoplasias. Além disso, estudos comprovaram que os níveis de Antígeno Carcinoembrionário (CEA), marcador de inflamação crônica e tumoral, são maiores em usuários de Narguilé do que em não fumantes. Apesar de os níveis de CEA sérico serem ainda maiores em usuários de cigarro, a presença desse marcador elevado é um sinal de alerta para possível malignidade. Conclusões: Apesar de conter menos substâncias tóxicas que a do cigarro tradicional, a fumaça produzida pelo Narguilé é danosa ao organismo, principalmente a longo prazo, por provocar um quadro de estresse oxidativo que favorece o desenvolvimento de mutações e a carcinogênese.
A JAMED é um evento realizado pelo curso de medicina da Universidade Federal de Jataí - UFJ. Teve início em 2017 e em abril de 2019 aconteceu a terceira edição. Nosso objetivo é possibilitar um espaço de discussão sobre temas médicos com interação multidisciplinar entre as demais áreas da saúde. Assim, estudantes e profissionais podem atualizar seus conhecimentos e ter acesso à inovações científicas. Os temas abordados são: oncologia, neurologia, saúde mental, pneumologia, cuidados paliativos, diabetes, entre outros.
1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Poderão ser submetidos na III JAMED (Jornada Acadêmica de Medicina) e III MAM (Mostra Acadêmica de Medicina), a ser realizada entre os dias 25 a 27 de abril de 2019, trabalhos científicos que abordem temas da área da saúde, realizados por graduandos e profissionais.
O evento contemplará publicação em anais de resumos simples com apresentação de trabalhos na forma de e-pôster ou trabalhos orais.
2. DOS PRAZOS
Os resumos serão aceitos para avaliação até o dia 24 de março de 2019. A publicação da lista com os trabalhos aceitos será disponibilizada no dia 12 de abril de 2019. Somente serão aceitos trabalhos com a data de submissão dentro dos prazos e normas.
3. NORMAS GERAIS
3.1. O autor(a) responsável pela submissão do resumo deverá estar inscrito(a) no evento e será, automaticamente, o apresentador do trabalho, mesmo que não seja o primeiro autor do resumo.
3.2. Será permitido o máximo de 02 (dois) trabalhos por autor e o máximo de 10 (dez) autores (e co-autores) por trabalho;
3.3. Será emitido 01(um) certificado por trabalho aprovado, constando os nomes do autor principal e dos demais co-autores e o título do trabalho, de acordo com o submetido. O certificado estará disponível, a partir de 10 de maio de 2019 até 10 de novembro de 2019, no site do evento (https://doity.com.br/iii-jornada-academica-de-medicina), podendo ser acessado pelo login e senha da inscrição.
3.4. Não serão aceitas alterações, de qualquer espécie, após a submissão do trabalho.
3.5. Em caso de dupla submissão de um mesmo trabalho, será considerado para avaliação apenas o primeiro submetido.
3.6. Trabalhos com pesquisas envolvendo seres humanos e/ou animais devem indicar o número do protocolo de aprovação ou submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e/ou Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) na metodologia do resumo.
3.7. A organização do evento se isenta de quaisquer inconvenientes quanto a plágio, conflitos de interesse entre autores e outras atitudes anti-éticas por parte dos autores dos trabalhos. Sendo o produto apresentado de responsabilidade do primeiro autor ou do co-autor que submeteu o resumo.
4. DA FORMATAÇÃO DOS RESUMOS SIMPLES
4.1. O resumo deve ser digitado em português, em formato A4, fonte ARIAL tamanho 12, parágrafo único, espaçamento simples e alinhamento justificado. A digitação do texto deverá ser contínua, em parágrafo único, com no mínimo 1000 e no máximo 2500 caracteres com espaços. Não deve conter gráficos, tabelas, referências bibliográficas ou qualquer ilustração. Não iniciar sentenças com numerais. Evitar o uso de siglas;
4.2. O título deve estar em negrito e em letras maiúsculas, salvo nomes científicos;
4.3. Apresentar os nomes completos do autor e co-autores, sem abreviações. O orientador do trabalho deve estar entre os co-autores, sendo o nome deste preenchido por último;
4.4. Deverá conter 3 (três) palavras-chave. As palavras-chave devem ser aquelas que melhor caracterizem o trabalho, considerando, preferencialmente, a terminologia adotada pelos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs). No caso de dificuldade na seleção das palavras-chave, consulte o link: http://decs.bvs.br/
4.5. Informar no resumo os seguintes dados:
4.5.1. Instituição, Departamento/Curso, Cidade, UF e país dos autores envolvidos. Exemplo: Universidade Federal de Goiás, Curso de Medicina, Jataí, GO, Brasil.
4.5.2. Número do protocolo de aprovação ou submissão do trabalho ao CEP ou CEUA, no caso de trabalhos com pesquisas envolvendo humanos e/ou animais.
4.5.3. Fonte(s) financiadora(s) do trabalho, quando houver.
4.6. O autor deve indicar o tipo do trabalho desenvolvido. Devem ser enquadrados entre:
a) Trabalho Original: trabalho científico original, resultante de pesquisa, com contribuição para o avanço da saúde. Deve-se dar ênfase à metodologia e dispensar particular atenção ao tratamento estatístico, se pertinente, para os resultados. O resumo deverá ser estruturado com as seguintes informações: a) Introdução e objetivos, b) Material e Métodos, c) Resultados e d) Conclusões.
b) Trabalho de Revisão: Trabalhos que apresentem a síntese de assuntos bem estabelecidos, com análise crítica da bibliografia consultada, dando ênfase às conclusões. O resumo deverá ser estruturado com as seguintes informações: a) Introdução e objetivos, b) Métodos, c) Resultados e d) Conclusões.
c) Relato de Caso/Experiência: Descrição objetiva do caso/experiência justificando, claramente, a razão da relevância do relato. O resumo deverá ser estruturado com as seguintes informações: a) Introdução e objetivos, b) Relato de caso/experiência e c) Conclusões.
4.7. Todos os trabalhos inscritos, aceitos e devidamente apresentados terão seus resumos publicados nos anais do evento, disponibilizados na forma de mídia digital.
5. NORMAS PARA SUBMISSAO DE RESUMOS SIMPLES
5.1. Os resumos simples deverão ser enviados para a Comissão Científica, no site https://doity.com.br/iii-jornada-academica-de-medicina, na aba “Submissão de Trabalhos”.
5.2. O autor inscrito que realizar a submissão do resumo será, automaticamente, o apresentador do trabalho.
5.3. Durante a submissão:
5.3.1. Apresentar os nomes completos, sem abreviações, e o e-mail pessoal do autor e co-autores. As comunicações futuras relacionadas ao trabalho inscrito serão encaminhadas, por email, ao primeiro autor e todos os co-autores do trabalho. O orientador do trabalho deve estar entre os co-autores, sendo este preenchido no último campo.
5.3.2. Indicar o tipo do trabalho desenvolvido (especificado no item 4.5):
a) Trabalho Original;
b) Trabalho de Revisão;
c) Relato de Caso/Experiência.
5.3.3. Indicar a temática do seu trabalho:
a) Área básica;
b) Clínica Médica, Cirúrgica e áreas afins;
c) Epidemiologia e Saúde Coletiva;
d) Ética e Educação em Saúde, Psicologia Médica.
e) Ligas Acadêmicas*
*A temática “Ligas Acadêmicas” só aceitará resumos simples enquadrados como “relatos de experiência” desenvolvidos por Ligas Acadêmicas devidamente vinculadas a uma Instituição de Ensino Superior cujas atividades estejam voltadas para a área da saúde.
5.3.4. Inserir no campo “Corpo do Trabalho”, apenas a parte do resumo redigido entre “introdução e conclusão”;
5.3.5. Inserir no campo “Resumo” o arquivo completo do resumo.
OBS:. Recomenda-se rigor na correção e na apresentação dos resumos, pois os mesmos serão reproduzidos nos anais na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade do autor.
6. DA NORMATIZAÇÃO E CONFECÇÃO DO E-PÔSTER PARA RESUMOS
6.1. O painel será apresentado em suporte eletrônico horizontal (TV 42”) e o arquivo deverá ser enviado em formato de imagem com extensão JPEG ou JPG, em resolução mínima de 1024 x 768 pixels ou 300 dpi, com orientação do arquivo em formato paisagem.
6.2. Os arquivos deverão ser enviados para o e-mail comissaocientificajamed@gmail.com, entre os dias 13/04 e 19/04, impreterivelmente. O assunto do e-mail deve constar o título do trabalho. Após o envio dentro das normas não serão aceitos novos envios e correções.
6.3. Caso os arquivos enviados não estejam dentro da resolução adequada, o autor será notificado e poderá enviar, apenas mais uma vez, o trabalho corrigido. Permanecendo as inadequações, o trabalho será recusado.
6.4. Será divulgado, no site do evento, a data, o horário e a sequência de apresentação dos e-pôsteres com antecedência mínima de 24 horas. Havendo necessidade de dia ou horário específicos para a apresentação, informar à Comissão Científica no ato do envio do e-pôster.
6.5. As apresentações dos resumos simples aprovados terão o tempo máximo de 10 minutos para a explanação e 05 minutos de arguição pelo avaliador, com tempo total de 15 minutos.
6.6. O apresentador deve estar ao lado da TV 5 minutos antes da apresentação.
6.7. O e-pôster deverá ser autoexplicativo, com ilustrações e tabelas (sempre com fonte e legenda de Tabelas e Figuras) evitando a reprodução fiel do resumo enviado.
6.8. Para a confecção do e-pôster, além dos itens necessários para estruturação do trabalho (Introdução e objetivos, Materiais e Métodos/Relato de Caso e Experiência, Resultados e Conclusões) deve conter o item Referências, ao final do pôster.
6.9. O arquivo ideal para confecção do e-pôster estará disponível no site. Não deve ser modificado o tamanho/designer, o cabeçalho e o tamanho da fonte. Sendo permitido apenas inserção do logo da Instituição de origem do primeiro autor, no canto superior direito ao lado do logo do evento.
7. DAS APRESENTAÇÕES ORAIS
7.1. Três resumos simples, melhores avaliados de cada temática, serão automaticamente selecionados para apresentação oral. Esses serão comunicados na data de publicação de aceite dos trabalhos.
7.2. As apresentações orais serão realizadas no salão principal e terão duração de 20 minutos, sendo 15 para apresentação e 05 minutos para arguição.
7.3. As apresentações orais deverão ser preparadas em mídia digital a entregues na secretaria científica do evento, impreterivelmente até 3 horas antes da apresentação.
8. DAS AVALIAÇÕES DOS TRABALHOS, PREMIAÇÕES E MENÇÕES HONROSAS
8.1. Critério de avaliação dos resumos escritos:
8.1.1. Adequação às normas do evento. Relevância e contribuição científica do tema. Originalidade. Redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e estrutura formal).
8.2. Critérios de avaliação das apresentações orais e no formato e-pôster:
8.2.1. Adequação às normas do e-pôster ou apresentação oral. Apresentação gráfica dos métodos e resultados. Domínio do conteúdo. Segurança na arguição. Clareza nas informações. Relevância do tema. Tempo de apresentação.
8.3. Como critérios de desempate serão utilizadas as notas de: (1) Apresentação oral ou de e-poster; (2) Resumo escrito; (3) Domínio do conteúdo nas apresentações e (4) Relevância e contribuição científica do tema, nesta ordem.
8.4. Todos os resumos simples selecionados para apresentação oral, automaticamente, receberão menção honrosa e, destes resumos, o que for melhor avaliado durante a apresentação receberá a premiação de 1º lugar dentre as apresentações orais.
8.5. Também serão premiados os 2 (dois) melhores resumos apresentados na forma de e-pôster de cada temática: o 1º lugar receberá premiação como melhor trabalho apresentado na forma de e-pôster e o 2º lugar receberá menção honrosa.
Adriana Assis Carvalho
Allana Souza Pereira
Ana Clara Santos Mundim
Ana Gabriela Pereira Freitas
Arícia Mota
Aridiane Alves Ribeiro
Esteban Nicolás Lorenzon
Hélio Ranes de Menezes Filho
Larissa Junqueira Batista
Mickael Santos de Abreu
Monique Costa Dias
Nátaly Caroline Silva e Souza
Sandra Maria Alkmim Oliveira
Verônica Clemente Ferreira
Vinícius Gonçalves de Souza
email Comissão Científica: comissaocientificajamed@gmail.com
Site Anais da JAMED: https://comissaocientifica37.wixsite.com/anais-jamedufj