O artigo é o resultado parcial do TCC I em andamento e objetiva analisar a formação do pedagogo para o enfrentamento dos desafios da escola ribeirinha na Região Amazônica, questionando o seu papel nesse processo, bem como analisar as categorias cultura e currículo, caracterizar brevemente o ribeirinho; demonstrar avanços das políticas educacionais para essa modalidade a partir da análise do Plano Nacional da Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE/AM); e identificar no PPPCFACED-UFAM as disciplinas presentes na sua matriz curricular que se preocupam com a formação diante das concepções que contemplem esses saberes e se as mesmas são suficientes para atuação na realidade do ribeirinho. Como processo metodológico do estudo, este se vale do materialismo histórico dialético, pois visa capturar os movimentos históricos do processo de formação do pedagogo/professor dentro da dinâmica da realidade educacional das escolas ribeirinhas. A pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo bibliográfica, seguida de análises documentais dos dispositivos legais. Os autores que fundamentam o estudo são: Santos (2018); Nogueira (2017); Valente, Santos, Pereira (2016). O estudo aponta uma formação do pedagogo da FACED/UFAM insatisfatório no que diz respeito a realidade das escolas ribeirinhas pela não exploração das problemáticas dessa modalidade no decorrer da graduação e a não oferta de disciplinas optativas que poderiam dar auxílio no trabalho com essa modalidade.
O Seminário Internacional em Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas que, neste ano, completa vinte anos de existência. Trata-se de um evento na área das humanidades, interdisciplinar, que tem a concentração circunscrita aos processos socioculturais na Amazônia brasileira e na Pan-Amazônia.
A Amazônia brasileira é uma realidade complexa em sua historicidade, espacialidade e diversidade cultural dentro do contexto da Pan-Amazônia, a qual compreende os oito países da América do Sul compondo a diversidade de povos e culturas que estruturam sua existência em sociedade, em Estados Nacionais e em comunidades.
A Amazônia brasileira assume posição singular nas relações econômicas e políticas da América Latina, congregando utopias libertárias e agendas institucionais peculiares em relação ao mundo e ao próprio continente Sul-Americano. Dentre os vários tratados multilaterais da Pan-Amazônia destacam-se a pós-graduação e a pesquisa em rede, uma promoção das políticas científicas e educacionais. A Amazônia brasileira incorpora várias expectativas políticas, democráticas e de relação diversificada com os Estados Nacionais, em meio aos antagonismos e desigualdades sociais de seus povos.
O Seminário Internacional Sociedade e Cultura na Pan-Amazônia – SisCultura, encontra-se na sua terceira edição, e tem o propósito de realizar a divulgação dos conhecimentos produzidos pelos programas de pós-graduação e outros tipos de pesquisas desenvolvidos na Pan-Amazônia e em outros países intercontinentais. Com o tema Amazônia, Cultura e Pensamento Social, o 3º Siscultura põe a Amazônia Continental no centro das discussões científicas, fomentando o diálogo com os povos, a sociedade civil, o Estado e as universidades.
O 3º SisCultura assume o propósito de potencializar o diálogo sobre o pensamento social da Amazônia, numa interlocução entre intelectuais e pesquisadores da Pan-Amazônia, com vistas a promover o debate interdisciplinar no campo das Ciências Humanas, Sociais e Ambientais. Busca contribuir para levantar questões que envolvem a vida dos povos tradicionais, seus modos de vida, relações multiétnicas, conflitos, cidadania e relações de poder. Do mesmo modo, busca potencializar as possibilidades de intercâmbio entre os programas de pós-graduação da Pan-Amazônia e formação de possíveis redes de pesquisadores para fins de acordos e cooperações.
O evento encontra-se estruturado em dezesseis Grupos de Trabalhos – GTs, com temas com vertente internacional, que permitem estabelecer um diálogo fecundo de trocas com pesquisadores de vários países para além da Pan-Amazônia. No aspecto qualitativo, os resultados de trabalhos investigativos publicados integralmente nos anais do evento, tanto em plataforma online quanto em formato digital (CD-ROOM), se traduzem na formação de um acervo de comunicações de pesquisa, cujos dados permitem aos poderes públicos formularem propostas de políticas públicas, tendo por base os vários diagnósticos oferecidos pelo 3º SisCultura.
A programação do evento comporta conferência magna, mesas redondas, painéis livres, minicursos, oficinas, comunicação oral de pesquisa, atividades culturais, homenagens e honrarias. Busca-se, outrossim, com estas discussões, consolidar o intercâmbio intelectual, científico e interdisciplinar entre os pesquisadores de universidades, institutos e centros de pesquisa transfronteiriços, que tenham como interesse de investigação estudos integrados sobre a Amazônia brasileira e intercontinental.
Manaus, novembro de 2018.
Iraldes Caldas Torres
Coordenadora do Evento
Comissão Organizadora
Allan Soljenítsin Barreto Rodrigues
Comissão Científica