A ESTATÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO, BASEADAS NA PROPOSTA DO PCNEM. UM ESTUDO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SALINAS-MG

  • Autor
  • Fábio Junio Barbosa Neves
  • Resumo
  • Palavras-chave
  • Ensino Médio, Estatística, Livros Didáticos, PCNEM.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • 6. O Ensino de Matemática na Educação Básica
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Em 2016, os professores e alunos do IFNMG – Campus Salinas organizaram e realizaram o I Seminário de Educação Matemática, cujo tema foi “A história da matemática: Contexto histórico e suas relações no processo de Ensino Aprendizagem”  tendo por objetivo promover e propagar pesquisas em História da Matemática, por meio de debates entre alunos e professores sobre o tema. Este Seminário visou atender alunos e professores de Salinas e municípios circunvizinhos e contou com mais de 300 participantes, superando as expectativas dos organizadores, demonstrando a necessidade de promover mais eventos na área da Matemática na região.
Diante de tal perspectiva e pela adesão do IFNMG em participar do Biênio da Matemática 2017-2018 que foi proclamado pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária 13.358 de 07 de novembro de 2016, foi realizada a I Semana da Matemática do IFNMG, entre os dias 24 a 26 de Outubro, tendo como tema “A Matemática está em tudo!”.
Dando continuidade as atividades do Biênio da Matemática, em 2018 realizamos a II Semana da Matemática do IFNMG, entre os dias 23 a 25 de Outubro, contendo a mesma temática do evento anterior.
O IFNMG está alinhado a esse movimento e durante esses dois anos serão desenvolvidas diversas atividades, tais como feiras de ciências, palestras, oficinas, mesas-redondas e grupos de estudo. Além disso, após a realização destes eventos a Semana da Matemática do IFNMG tornou-se um evento anual fixado no calendário da Instituição com o objetivo de contribuir significativamente para o desenvolvimento social, cultural e intelectual, incentivando o estudo da Matemática e o raciocínio lógico/abstrato, popularizando a matemática e produzindo experiências que tratem a Matemática como linguagem.

Instruções gerais para os autores:

Por favor, leia todas as instruções com bastante atenção antes de realizar a submissão de trabalhos.

1. O trabalho deve ser submetido para um dos eixos temáticos:

1.1. Educação

Eixos temáticos:

1.1.1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática;

1.1.2. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Física e Matemática.

1.1.3. Políticas Públicas e Formação Docente;

1.2. Educação Matemática

Eixos temáticos:

1.2.1. Tendências em Educação Matemática;

1.2.2. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática;

1.2.3. O Ensino de Matemática na Educação Básica.

1.3. Matemática

Eixos temáticos:

1.3.1. Matemática Aplicada e Atualidade;

1.3.2. Tópicos de Matemática e Matemática Pura.

 

2. Forma de apresentação

2.1. Comunicações Orais

Para comunicações orais, os autores deverão submeter resumo expandido, contendo entre 3 e 4 páginas, conforme template.

     2.2. Pôsteres

Para apresentação de pôsteres, os autores deverão submeter resumo simples, contendo entre 300 e 500 palavras, conforme template.

3. A avaliação dos trabalhos terá caráter eliminatório, sendo que o julgamento obedecerá aos seguintes critérios: 1) relevância e pertinência do trabalho com o eixo proposto; 2) riqueza conceitual na formulação dos problemas; 3) consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação; 5) interlocução com a produção da área; 6) originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área.

4. Cabe aos autores a responsabilidade de fazer a revisão e correção do texto, ajustando-o às normas da língua padrão culta e às normas do Congresso.

5. Para o trabalho aprovado ser apresentado, é necessário que pelo menos o autor responsável pela apresentação tenha feito a inscrição e o pagamento da taxa.

6. Em nenhuma hipótese o valor da inscrição será devolvido. O pagamento é para participação no evento e possibilita ao inscrito assistir às palestras, mesas redondas, minicurso, submeter trabalho para ser avaliado que, quando aceito, poderá ser apresentado e publicado nos anais do evento.

7. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 4 (quatro) autores, sendo 1 (um) autor e os demais coautores.

8. Cada participante do evento poderá submeter, no máximo, 1 (um) trabalho como autor, não tendo limite de números de trabalhos como coautor.

9. Todos os trabalhos serão avaliados por especialistas na área designados pela Comissão Científica.

10. Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas aqui expressas e a formatação apresentada no Template do evento.

 11. Envio de trabalhos

O resumo deverá ser enviado através do formulário de submissão, em duas versões (identificada e não identificada) da seguinte maneira:

I – Versão identificada em formato PDF

A versão identificada é aquela na qual os nomes dos autores aparecem logo após o título do trabalho. Utilize o template e ao final, salve o texto em PDF, renomeando o arquivo com as iniciais do nome do primeiro autor seguido do termo “identificado”, sendo separados por hífen. Exemplo: se o 1º autor chama-se José Francisco Almeida, o arquivo deverá ser renomeado como JFA-identificado.PDF

II – Versão não identificada em formato PDF

Na versão não identificada, não devem aparecer os nomes dos autores logo abaixo do título, nem a identificação da instituição. Deve ainda ser evitado qualquer menção aos autores no corpo do texto. O arquivo deve ser salvo somente com as iniciais do nome do primeiro autor seguido da expressão não identificado, separados por hífen. Exemplo: Se o primeiro autor chama-se José Francisco Almeida o arquivo deverá ser nomeado como JFA-não-identificado.PDF.

Template para submissão:

Comunicação Científica

Pôster

 

MODELO DE PÔSTER E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO - PÔSTER

Modelo

Normas

 

MODELO DE SLIDES E NORMAS PARA APRESENTAÇÃO - COMUNICAÇÃO ORAL

Modelo

 
Orientações para apresentação da Comunicação Oral
 
Apresentações dia 24/10/2018 de 15h30min às 17h
 
a) As comunicações orais serão realizadas nas salas de aula do Prédio do Ensino Superior;
b) Cada trabalho terá até 15 minutos para apresentação. Após a apresentação, haverá 5 minutos para o autor responder perguntas ou esclarecer dúvidas;
c) O apresentador terá à disposição, na sala de aula, um microcomputador com Leitor de PDF e um projetor multimídia (Data Show);
d) A apresentação deverá ser salva no formato PDF.
 
Eixo 5: Tecnologia e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática : Sala 01
 
Eixo 6: O Ensino de Matemática na Educação Básica: Sala 04
 
Eixo 7: Matemática Aplicada na Atualidade: Sala 06

 

Comissão Científica

II SEMAT do IFNMG

  • 1. Currículos e Avaliação em Educação Matemática
  • 2. Políticas Públicas e Formação Docente
  • 3. Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências, Física e Matemática
  • 4. Tendências em Educação Matemática
  • 5. Tecnologias e Recursos Didáticos no Ensino de Matemática
  • 6. O Ensino de Matemática na Educação Básica
  • 7. Matemática Aplicada e Atualidade
  • 8. Tópicos de Matemática e Matemática Pura

Celimar Reijane Alves Damasceno

Gustavo Pereira Gomes

Josué Antunes de Macedo

Lílian Isabel Ferreira Amorim

e-mail: semat.ifnmgsalinas@gmail.com 
Facebook: SEMAT IFNMG
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Para acessar os trabalhos apresentados na I Semana da Matemática do IFNMG acesse o link abaixo:

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