O conceito de Formação e a abertura para a experiência moderna do tempo no Brasil do século XIX

  • Autor
  • Hugo Ricardo Merlo
  • Resumo
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    Nesta comunicação, busco apresentar alguns avanços das análises que tenho realizado para minha tese de doutorado no que diz respeito a uma de minhas hipóteses centrais: a de que o conceito de formação, muito popular no ensaísmo brasileiro da primeira metade do século XX, é uma solução conceitual adaptativa/criativa dos intelectuais brasileiros que surge a partir de condicionantes específicas do século XIX, durante o processo de consolidação de uma linguagem modernista que incorpora a cultura histórica moderna europeia. Em outras palavras, meu objetivo é o de apresentar as relações entre o que o teórico alemão Reinhart Koselleck chama de abertura para experiência moderna do tempo histórico, no século XIX, e a popularização do conceito de Formação no Pensamento Social Brasileiro, na primeira metade do século XX, a partir de um estudo bibliográfico inicial.

  • Palavras-chave
  • Formação, Modernidade, Temporalidade, História
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • AT4 - Nacionalismos, Modernismos e Modernidades
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O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.

 

  • AT1 - Clássicos do pensamento social brasileiro
  • AT2 - Gênero e Raça no pensamento social
  • AT3 - Arte, literatura e sociedade
  • AT4 - Nacionalismos, Modernismos e Modernidades
  • AT5 - Economia, Estado e sociedade no pensamento social e político
  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
  • AT7 - Intérpretes e interpretações do Brasil contemporâneo
  • AT8 - História da historiografia e História das ciências sociais
  • AT9 - Marxismo e teoria crítica

https://netsib.ufes.br/seminario/cadernoderesumos