Nesta comunicação, busco apresentar alguns avanços das análises que tenho realizado para minha tese de doutorado no que diz respeito a uma de minhas hipóteses centrais: a de que o conceito de formação, muito popular no ensaísmo brasileiro da primeira metade do século XX, é uma solução conceitual adaptativa/criativa dos intelectuais brasileiros que surge a partir de condicionantes específicas do século XIX, durante o processo de consolidação de uma linguagem modernista que incorpora a cultura histórica moderna europeia. Em outras palavras, meu objetivo é o de apresentar as relações entre o que o teórico alemão Reinhart Koselleck chama de abertura para experiência moderna do tempo histórico, no século XIX, e a popularização do conceito de Formação no Pensamento Social Brasileiro, na primeira metade do século XX, a partir de um estudo bibliográfico inicial.
O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.
https://netsib.ufes.br/seminario/cadernoderesumos