A Educação Pública como elemento perpetuador da ordem democrática: a vida e a obra de Anísio Teixeira

  • Autor
  • Juliana Barbosa Torres
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como principal objetivo colocar em perspectiva a elaboração de um estudo sobre a vida do educador brasileiro Anísio Teixeira em confluência com a análise de sua obra, trazendo como proposta mais ampla a compreensão de sua atuação em defesa da educação no Brasil, em diáogo com outros educadores e com o meio intelectual como um todo. A afirmação dos valores democráticos presentes em seus livros e em sua atuação profisional e política, confere ao pensamento do autor um agudo sentido de atualidade, o que pode ser constatado quando se considera sua afirmação reiterada  da necessidade da educação pública para perpetuação da democracia, assim, como sua demonstração da dicotomia social brasileira trazida desde a colonizaçao e enraizada no país com a vigência de leis que acabam por demonstrar não estarem em consonância com as aspirações dos mais amplos setores da socidade. A premissa da qual partimos é a de que para entender uma sociedade, inserida em uma determinada época, se faz necessário entender os atores sociais, pensadores e intelectuais, que construíram ou conribuíram para elaboração do pensamento e consequente visão de mundo naquele momento, através de sua escrita e de seus discursos. Uma segunda premissa   desenvolvida  no trabalho, consiste na ideia de que para se ter uma compreensão maior da leitura de mundo desses pensadores e intelectuais, se faz necessário compreender suas história de vida, conexões pessoais e públicas, correlacionando-as com a produçao intelectual por eles desenvolvida. Portanto, o aritgo se centra na associação entre a história de vida e o trabalho intelectual desenvolvido por  Anísio Teixeira, incorporando, assim, o debate em torno das relações  entre texto e contexto. A importância do trabalho de Teixeira se dá, sobretudo, no campo da educação, onde a teoria do autor é debatida junto com os nomes mais atuantes da educação brasileira. Para articular sua vida e obra, intenção proposta nesse trabalho, foram selecionadas algumas abordagens de determinados intérpretes do pensamento de Teixeira. De acordo com Hugo Lovisolo, Teixeira continua a tradição pedagógica iniciada por Sócrates, que tem como objetivo a mudança das condições subjetivas, a ideia de que "a revolução pedagógica é a mudança nos modos de pensar e agir em correspondência com o mundo". (LOVISOLO, 1990,p.26). Em Anísio Teixeira, sua produção intelectual se une em simbiose com sua atuação na busca da transformação da educaçao no Brasil. De acordo com Clarice Nunes,a produção intelectual do educador é marcada por uma cultura pedagógica produzida no âmbito da docência, da tradição  didática e da administração pública." (NUNES, 1991, p.563) Na apresentação do livro Educação no Brasil, edição publicada em 2011, Ana Waleska P.C. Mendonça destaca que a história de vida do autor é construída por uma intensa ligação entre seu tabalho intelectual e sua atuação como educador (MENDONÇA, 2011). De acordo com Marlos Bessa, o resgate do pensamento educacional de Anísio Teixeira possui sua precisa atualidade, pois nos mostra que para sermos modernos e construir uma escola nesses moldes, não precisamos que um projeto de modernidade seja imposto sobre nós, para Bessa, o que sua obra nos ensina desde 1930,  é que em matéria do fazer coletivo, o todo ultrapassa a ação das partes. Os estudos sociológicos precisam lidar, afirma Bessa, com o fato de que a exigência moral de mudar a realidade tem que conviver com a dupla exigência de que por um lado existem metas sociais claras, trazidas por um sólido conhecimento de diferentes realidades, e por outro, existe a exigência de atores sociais que devem fluir no mundo ao invés de serem conduzidos e, para esses, é possível explicar objetivos e tentar soltar amarras, mas sem jamais pretender dirigir-lhes o destino (BESSA, 2009). Portanto, a retomada do pensamento de Anísio Teixeira é aqui considerada importante por nos propor observar a educação como agente presente, transformador e ao mesmo tempo tranformado pela comunidade na qual está iseridada, fazendo-se necessária para a construção de uma visão de mundo de pertencimento a própra cultura.  

  • Palavras-chave
  • pensamento social brasileiro; educação; sociedade e cultura; transformação social; Anísio Teixeira
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
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O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.

 

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  • AT2 - Gênero e Raça no pensamento social
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  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
  • AT7 - Intérpretes e interpretações do Brasil contemporâneo
  • AT8 - História da historiografia e História das ciências sociais
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