As inovações teóricas e metodológicas realizadas pela Escola de Chicago e seus principais expoentes, a saber, Thomas, Park, Wirth, Burgess e Hughes são reconhecidas por diversos intelectuais, entre os quais, alguns cientistas sociais brasileiros como Goldenberg, Nogueira e Velho. No início do século XX, tornou-se a principal Escola Estadunidense de Sociologia. Nesse mesmo período, Gilberto Freyre iniciou sua trajetória acadêmica. Seus livros foram aclamados nas ciências humanas, sociais e na literatura pelo pioneirismo metodológico e por sua escrita instigante e indiciária. À vista disso, a proposta principal do presente trabalho consiste em demonstrar similaridades entre a produção teórico-metodológica da Escola de Chicago e do intelectual brasileiro Gilberto Freyre. Essa proposição se justifica por dois argumentos fundamentais: pela “circularidade das ideias”, Freyre assimilou as mesmas matrizes epistemológicas estudadas pelos pesquisadores da Escola de Chicago; a referida corrente surgiu na época que Freyre estava nos EUA realizando seus estudos superiores e de pós-graduação.
O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.
https://netsib.ufes.br/seminario/cadernoderesumos