Inovações Metodológicas: possíveis aproximações entre a produção teórico-metodológica da Escola de Chicago e do intelectual brasileiro Gilberto Freyre

  • Autor
  • Cleberson de Deus Silva
  • Co-autores
  • Claudio Marcio Coelho
  • Resumo
  •  

    As inovações teóricas e metodológicas realizadas pela Escola de Chicago e seus principais expoentes, a saber, Thomas,  Park, Wirth, Burgess e Hughes são reconhecidas por diversos intelectuais, entre os quais, alguns cientistas sociais brasileiros como Goldenberg, Nogueira e Velho. No início do século XX, tornou-se a principal Escola Estadunidense de Sociologia. Nesse mesmo período, Gilberto Freyre iniciou sua trajetória acadêmica. Seus livros foram aclamados nas ciências humanas, sociais e na literatura pelo pioneirismo metodológico e por sua escrita instigante e indiciária. À vista disso, a proposta principal do presente trabalho consiste em demonstrar similaridades entre a produção teórico-metodológica da Escola de Chicago e do intelectual brasileiro Gilberto Freyre. Essa proposição se justifica por dois argumentos fundamentais: pela “circularidade das ideias”, Freyre assimilou as mesmas matrizes epistemológicas estudadas pelos pesquisadores da Escola de Chicago; a referida corrente surgiu na época que Freyre estava nos EUA realizando seus estudos superiores e de pós-graduação.

     

  • Palavras-chave
  • Escola de Chicago; Gilberto Freyre; Circularidade das Ideias, Método de Pesquisa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • AT8 - História da historiografia e História das ciências sociais
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O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.

 

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