“Engradecer-se ou perecer”: o nacional-desenvolvimentismo conservador na geopolítica do Brasil de Golbery do Couto e Silva

  • Autor
  • Helio Cannone
  • Resumo
  • Pretende-se analisar no trabalho a inserção de Golbery do Couto e Silva no debate dos anos 1950 sobre Desenvolvimento e desenvolvimentismo. Para tal, será mobilizado a sua principal obra, Geopolítica do Brasil, que embora tenha sido publicada como livro em 1967, constitui-se de textos e conferências do autor produzidos entre 1952 e 1959. Este esforço faz parte de objetivo mais amplo de projeto de tese de doutorado, no qual tem-se a intenção de estudar as disputas do conceito de desenvolvimentismo no seu período de maior pujança e contestação no cenário político e intelectual brasileiro. Compreender a obra de Golbery de Couto Silva em perspectiva história seria, então, buscar entender – em termos de John Pocock – qual a Parole do autor em uma langue determinada. Além de Pocock, também se valerá no trabalho da contribuição de Michael Freeden para classificar nosso objeto dentro das Ideologias modernas estabelecidas, buscando situá-lo enquanto conservador que mobiliza conceitos centrais, adjacentes e periféricos desta família de pensamento político para propor seu projeto de desenvolvimento nacional. 

  • Palavras-chave
  • nacionalismo, desenvolvimento, desenvolvimentismo, conservadorismo, militares
  • Área Temática
  • AT5 - Economia, Estado e sociedade no pensamento social e político
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O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.

 

  • AT1 - Clássicos do pensamento social brasileiro
  • AT2 - Gênero e Raça no pensamento social
  • AT3 - Arte, literatura e sociedade
  • AT4 - Nacionalismos, Modernismos e Modernidades
  • AT5 - Economia, Estado e sociedade no pensamento social e político
  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
  • AT7 - Intérpretes e interpretações do Brasil contemporâneo
  • AT8 - História da historiografia e História das ciências sociais
  • AT9 - Marxismo e teoria crítica

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