Ponderações sobre novas formas de seleção de alunos nas escolas técnicas estaduais de São Paulo em tempos de pandemia

  • Autor
  • Lenara Abreu de Mattos
  • Resumo
  •  

    O estado de São Paulo, devido a pandemia de Covid-19, eliminou a seleção para o ingresso do segundo semestre de 2020 através do modelo “antigo”, a saber, o vestibulinho. Para este ano, o critério adotado para a ingressão foi a análise do histórico escolar do ensino fundamental, contudo, foi considerado apenas a média das disciplinas de português e de matemática. Este breve artigo traz para a reflexão crítica alguns questionamentos para melhor compreender que, esta nova postura adotada pelo estado de São Paulo ainda se faz a partir de uma solução excludente. Tal posição denota uma preocupação, e esta se faz presente nos fundamentos que apresento no decorrer do artigo. É preciso retomar os conceitos de estruturação e estratificação social, além de uma leitura dialética das atribuições legais da educação profissional, visto a necessidade em transcender o campo pensado somente na esfera ideológica. Para isso, alguns nomes, bem como suas teorias, serão a base fundamental para a construção desta reflexão.

     

  • Palavras-chave
  • Centro Paula e Souza, Estratificação e estrutura social, ensino técnico, dialética, educação profissional
  • Área Temática
  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
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O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.

 

  • AT1 - Clássicos do pensamento social brasileiro
  • AT2 - Gênero e Raça no pensamento social
  • AT3 - Arte, literatura e sociedade
  • AT4 - Nacionalismos, Modernismos e Modernidades
  • AT5 - Economia, Estado e sociedade no pensamento social e político
  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
  • AT7 - Intérpretes e interpretações do Brasil contemporâneo
  • AT8 - História da historiografia e História das ciências sociais
  • AT9 - Marxismo e teoria crítica

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