O estado de São Paulo, devido a pandemia de Covid-19, eliminou a seleção para o ingresso do segundo semestre de 2020 através do modelo “antigo”, a saber, o vestibulinho. Para este ano, o critério adotado para a ingressão foi a análise do histórico escolar do ensino fundamental, contudo, foi considerado apenas a média das disciplinas de português e de matemática. Este breve artigo traz para a reflexão crítica alguns questionamentos para melhor compreender que, esta nova postura adotada pelo estado de São Paulo ainda se faz a partir de uma solução excludente. Tal posição denota uma preocupação, e esta se faz presente nos fundamentos que apresento no decorrer do artigo. É preciso retomar os conceitos de estruturação e estratificação social, além de uma leitura dialética das atribuições legais da educação profissional, visto a necessidade em transcender o campo pensado somente na esfera ideológica. Para isso, alguns nomes, bem como suas teorias, serão a base fundamental para a construção desta reflexão.
O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.
https://netsib.ufes.br/seminario/cadernoderesumos