O artigo teve como motivação a rememoração de Paulo Freire e a verificação da atualidade do seu pensamento nas discussões educacionais. Buscou também contribuir com a redescoberta de Freire na universidade e em outros espaços educacionais. Se trata de uma pesquisa de natureza qualitativa de cunho bibliográfico sobre a obra de Paulo Freire e seus interlocutores. Em específico buscou-se tecer releituras da práxis freireana sobre humanização, historicidade e diálogo, uma vez que essas as categorias são fundantes para compreensão do modo como Paulo Freire lia o mundo em suas experiências no Brasil, na América Latina, na Europa e na África e via uma realidade marcada pela desigualdade social, pela luta de classe, expressa na relação entre opressores e oprimidos, na educação bancária e outras práticas por ele denunciadas. Como resultados o texto destaca a atualidade do pensamento de Freire para compreensão da realidade latino-americana e brasileira no limiar do século XXI, marcada pelo neoliberalismo, reestruturação produtiva e pós-modernidade.
O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.
https://netsib.ufes.br/seminario/cadernoderesumos