Esta pesquisa situa os impactos da desigualdade social no processo de aprendizagem escolar, tendo como base do diálogo os conceitos de pobreza e desigualdade social. Considera também a diversidade do cenário educacional, e especialmente a desigualdade que permeia nossa sociedade, em uma interlocução com os referenciais teóricos Arroyo (2015), Leite (2015) Freire (1973; 1996; 2000), Libâneo (2012), Lima (1987), Nóvoa (1992), Tonet (2005); Guzzo e Filho (2005) e
Ponce (2005). Realizada no fim de 2016 e início de 2017, a pesquisa objetiva compreender os fatores que são determinantes sobre o rendimento escolar de estudantes finalistas do ensino médio em uma escola social de ensino fundamental e médio, situada em um bairro periférico, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo. Do ponto de vista teórico-metodológico a pesquisa exploratória possui uma abordagem qualitativa considerando o conhecimento e as impressões dos participantes da pesquisa objetos de análise; tendo como procedimento para produção de dados, aplicação de questionário aberto, aos participantes da pesquisa, alunos finalistas do 3º ano do Ensino Médio. A análise dos dados evidencia um conjunto de desafios e indica que em uma região periférica de reconhecida desigualdade, seja econômica ou cultural, os alunos dessa escola social têm seu rendimento prejudicado por significativos fatores que são determinantes sobre o rendimento escolar. Assim, ao focalizar o conjunto de desafios, o fator determinante mais recorrente identificado aponta que os alunos de região periférica se dividem entre as tarefas escolares e domésticas, ficando marcado que por estarem inseridos nesse ciclo de vida, são reféns dessa condição que compromete sua aprendizagem escolar pelo acúmulo de atividades que executam. Ainda, é importante pontuar que esse acúmulo de atividades executadas pelos alunos vem sendo reproduzida no decorrer de suas vidas, e dificulta a dedicação exclusiva em sua vida escolar, dessa forma acenamos uma recorrência social excludente. Evidencia-se a necessidade de ações integradoras capazes de desenvolver políticas públicas educacionais e sociais que de fato implementem a inclusão desses sujeitos, alavancando suas capacidades no que se refere a sua inclusão social e desempenho escolar.
O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.
https://netsib.ufes.br/seminario/cadernoderesumos