O Processo de mudanças e transição do regime civil/militar para a redemocratização no Brasil, Argentina e Paraguai.

  • Autor
  • Eliseu Santana
  • Co-autores
  • Renata Peixoto de Oliveira
  • Resumo
  • O Processo de mudanças e transição do regime civil/militar para a redemocratização no Brasil, Argentina e Paraguai.

    Eliseu Santana[1]

    Renata Peixoto de Oliveira[2]

     

    RESUMO:  O presente artigo é parte da Dissertação de Mestrado, com o título: POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPARADA: o impacto da transição democrática na política pública de educação básica Brasil, Argentina e Paraguai, no período de 1980 a 1999. Que tem por objetivo analisar a Política educacional, no Brasil, Argentina e Paraguai, bem como, e quais foram as políticas implementada na redemocratização, com o fim das ditaduras nos países analisados. Através da educação básica o sujeito caminha ruma à emancipação, não meramente em sua formação profissional, mas antes de tudo, em formação para a cidadania. Partindo-se do pressuposto que seria basilar nas construções de nossas democracias, em seus avanços e na própria defesa do regime democrático. Este trabalho visa contribuir com o debate sobre educação e democracia em três países do Mercosul. Neste sentido, busca-se aprofundar o tema principalmente no sentido de compreender o processo educacional nos três países, ou seja, Argentina, Brasil e Paraguai durante o período de transição, com retorno aos regimes democráticos, nas últimas décadas do século XX. De maneira detida, busca-se a articulação entre distintos condicionantes como o regime político e políticas públicas educacionais, no caso, as experiências nos processos de redemocratização. Ao analisar a reforma educativa da década de noventa, constata-se que ela ocorre num período de efervescência social, política e econômica vivida no país e no mundo, ou seja, ocorreu em meio à reestruturação do capital nas décadas de 1980 e 1990, marcada pelo contexto de políticas neoliberais, de globalização da economia, de expansão do capital financeiro, no Brasil, Argentina e Paraguai. Portanto, à reforma educacional estava relacionada as exigências de órgãos internacionais, através de convênios assinado com estas instituições que determinava metas a serem cumpridas pelos signatários dos acordos.

    Palavras-chave: Democracia, Educação, Ditaduras no Cone Sul.

     

     


    [1] Mestre em Integração Contemporânea da América Latina, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. UNILA Foz do Iguaçu -PR.  cetansantana@gmail.com.  http://lattes.cnpq.br/4585235819443685

    [2]  Doutora em Ciência Política pela UFMG. Professora do curso de RII do ILAESP e do ciclo comum de Estudos. Professora Permanente da linha de pesquisa Estado, Política e Instituições do PPG-ICAL. 

    Professora Permanente da linha de Pesquisa Políticas Publicas e sociedade do PPG-PPD. Coordenadora do Grupo Cespi-América do Sul ( CNPQ )/ membro do Grupo DALC-Alacip. Membro do Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade ( CEEGED-UNILA).

     

     
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  • Palavras-chave
  • Democracia, Educação, Ditaduras no Cone Sul.
  • Área Temática
  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
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