Dois momentos da trajetória crítica de Jean-Claude Bernardet

  • Autor
  • João Pedro Silva dos Santos
  • Resumo
  •  

    Em 1983, Jean-Claude Bernardet e Maria Rita Galvão publicam juntos um fascículo sobre pensamento cinematográfico pela coletânea O nacional e o popular na cultura brasileira. A proposta da coletânea da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), consubstancializada nos Seminários de Marilena Chauí e na apresentação escrita por Adauto Novaes, indica uma série de apostas político-intelectuais que vinham sendo elaboradas pela esquerda desde o final dos anos 1970. A “análise ideológica” das ideias de “nacional” e “popular” no pensamento cinematográfico brasileiro, proposta no texto de Bernardet e Galvão, revela não apenas uma adequação aos objetivos da coletânea, mas também um certo alinhamento político. A partir de um estudo exploratório da trajetória crítica de Bernardet, buscamos apontar a filiação orgânica deste pesquisador àquelas apostas político-intelectuais, as quais vinham sendo trabalhadas e reelaboradas há mais de uma década e visavam a superação dos esquemas teórico-explicativos hegemônicos na esquerda entre a segunda metade dos anos 1950 e o início dos anos 1960.

    O estudo se insere - e visa abrir novas questões - na revisão do nacional-popular como eixo da produção cultural engajada. Por um lado, o que esta nova revisão crítica busca apontar é a complexidade do contexto histórico do segundo pós-guerra e da cena cultural que surge a partir dele, resgatando sua historicidade, a pluralidade de ideias, experiências e signos daqueles produtos artístico-culturais. Por outro lado, busca também questionar e reavaliar a noção de autonomia que muitas vezes revestiu os críticos do nacional-popular, tomando seus escritos não como produção restrita ao “campo” acadêmico, mas sim como problema histórico e conjunto de apostas político-intelectuais.

  • Palavras-chave
  • História intelectual; Nacional-popular; Novas esquerdas; Arte engajada; Cinema Novo.
  • Área Temática
  • AT4 - Nacionalismos, Modernismos e Modernidades
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O II Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, realizado entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020, na modalidade online, transmitido pelas páginas oficiais do evento no Youtube e no Facebook e pela DoityPlay.

 

  • AT1 - Clássicos do pensamento social brasileiro
  • AT2 - Gênero e Raça no pensamento social
  • AT3 - Arte, literatura e sociedade
  • AT4 - Nacionalismos, Modernismos e Modernidades
  • AT5 - Economia, Estado e sociedade no pensamento social e político
  • AT6 - Educação e cultura no pensamento social e educacional
  • AT7 - Intérpretes e interpretações do Brasil contemporâneo
  • AT8 - História da historiografia e História das ciências sociais
  • AT9 - Marxismo e teoria crítica

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