Modificações no padrão alimentar desde a infância são imprescindíveis para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida na fase adulta. A implantação de atividades de educação nutricional nas escolas, possibilita às crianças a obtenção de conhecimentos básicos sobre alimentação e nutrição. O projeto tem por objetivo promover a interação de diversas disciplinas com a produção alimentar, propiciando a interdisciplinaridade, a qual contribui para que haja um melhor entendimento dos alunos em relação aos temas tratados, permitindo assim o desenvolvimento de uma visão ampla da questão ambiental, nutricional e de produção de alimentos. A metodologia de aplicação do projeto foi realizada por meio de levantamento de demandas; visitas técnicas em escolas públicas localizadas em Paragominas-PA; reuniões com os responsáveis das escolas; produção de mudas; e utilização de materiais recicláveis. Ao todo, foram visitadas 8 escolas de ensino fundamental e infantil no mês de setembro de 2019. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bem Te Vi foi a selecionada para a implantação do projeto uma vez que dispunha de espaço e disponibilidade. Os resultados da aplicação do projeto foram vistos a partir da execução das atividades, onde foram selecionadas turmas do 5° ano “A” e “B” dos turnos matutino e vespertino, totalizando 50 crianças, com idades entre 8 e 10 anos, além de funcionários da escola. Para a atividade, foram disponibilizados quatro canteiros, com dimensões de 4 m x 1 m e 10 m x 1 m, eles foram divididos entre as turmas da manhã e tarde de modo que ambas utilizaram dimensões por m² semelhantes, onde foram transplantadas mudas de alface, couve, pimentão, e tomate produzidas na casa de vegetação da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, campus Paragominas. A escolha das culturas a serem implantadas seguiu conforme a necessidade da escola para incremento na alimentação escolar. Como substrato utilizou-se terra preta e palha de arroz. Além da produção em canteiros, foi confeccionada uma horta vertical utilizando garrafas pet, fixada no muro ao redor dos canteiros, nelas foram transplantadas mudas de alface crespa roxa e verde. Antes e após a realização das atividades, foi repassado a comunidade acadêmica presente a importância da produção, manejo e consumo de alimentos saudáveis com destaque para a produção de espécies hortícolas. No final foi possível obter o feedback das crianças que se mostraram muito feliz, pois, algumas delas jamais tinham tido contato direto com mudas de hortaliças. Assim, o projeto permitiu demonstrar de maneira descontraída, a importância da educação nutricional nas escolas, repletas de crianças que enxergam as hortaliças como “não aceitáveis” ou de “gosto ruim”. Além disso, o reaproveitamento de materiais recicláveis na produção da horta foi uma importante ferramenta para difundir a educação ambiental entre as crianças.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: