Produção de Filmes de Nanofibrilas de Celulose de Fibras de Eucalipto Impregnados com óleoresina de Copaíba

  • Autor
  • Larissa Ranielle da Silva Parente
  • Co-autores
  • Lina Bufalino
  • Resumo
  •  

    As florestas fornecem serviços ambientais, produtos madeireiros e não madeireiros amplamente comercializados e utilizados na confecção de novas tecnologias e subprodutos. Neste sentindo, as espécies do gênero Eucalyptus sp. vêm sendo utilizadas em diversos setores, por terem sido submetidas a diversos estudos e programas de melhoramentos. As espécies do gênero Copaifera sp. são encontradas em sua grande maioria na região amazônica e delas é obtido o óleo resina, um produto não madeireiro bastante utilizado para fins medicinais, cosméticos e outros. Desenvolver novas tecnologias é essencial para o melhor aproveitamento destas importantes espécies. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da impregnação de nanofilmes de celulose produzidos a partir de eucalipto com diferentes teores de óleo resina de copaíba. Para obtenção de nanofibrilas de celulose foram utilizadas fibras de celulose de eucalipto Kraft comercial branqueadas. As nanofibras foram produzidas utilizando um moinho Super Mass Colloider Grinder (Masuko Sangyo MKCA6-2). Para obtenção dos filmes de nanocelulose as suspensões formadas foram depositadas em 12 placas de petri de 7 cm e secas em estufa por 72h à 60 ºC. Os filmes foram separados em 4 tratamentos com 3 repetições cada e impregnados com diferentes concentrações de óleo de copaíba (10%, 20% e 30%) em Beckers diluído em álcool 70%, dentro de dessecador e bomba à vácuo por 24h. A amostra controle foi imersa apenas em álcool 70%. Foram realizados testes físicos nos filmes controle impregnados. Os filmes apresentaram coloração amarelada após adição do óleo vegetal. Não se sabe se a impregnação de óleo nos filmes é uniforme, propriedades como porosidade, espessura, densidade, entre outras, podem influenciar na impregnação dos filmes. Ocorreu maior absorção de óleo resina a 20% de concentração nos filmes de eucalipto estudados, porém o tratamento com 30% de óleoresina respondeu melhor aos testes, ao aumentar a concentração de óleo nos filmes, é possível, que as barreiras contra água tenham sido melhoradas, efeitos desejáveis para a produção de eco-embalagens. São necessários outros estudos e testes sobre os filmes impregnados com óleo resina de copaíba afim de conhecer melhor suas propriedades e recomendar usos.

     

  • Palavras-chave
  • fibras vegetais; nanocelulose; nanotecnologia.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br