AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO INGESTIVO DE OVINOS CONFINADOS ALIMENTADOS COM SILAGEM DE CAPIM MOMBAÇA ADTIVADA COM CAROÇO DE AÇAÍ

  • Autor
  • Thamiris Silva de Sousa
  • Co-autores
  • Tamara Nayanne Matos Lustosa , Adrieli Eluana de Carvalho dos Reis , André da Silva Pinto , Camila Cunha da Silva , Rafael Mezzomo
  • Resumo
  •  

    O resíduo industrial do açaí (caroço) apresenta características para um ingrediente alternativo no processo de produção de silagem, tais como, alto teor de matéria seca, que pode ser favorável à redução de perdas por efluentes durante o processo de ensilagem. Entretanto, as propriedades físicas e químicas dos subprodutos diferem das de plantas forrageiras e pode afetar o comportamento ingestivo dos animais que os ingerem, podendo tornar sua degradação e passagem pelo trato gastrintestinal diferente. Neste contexto, objetivou-se avaliar o potencial do caroço de açaí como aditivo sequestrante de umidade na silagem de capim Mombaça e conhecendo o melhor nível de inclusão, por intermédio das respostas do comportamento ingestivo. Foram utilizados 5 ovinos da raça Santa Inês em um deliamento de quadrado latino 5x5, confinados em gaiolas metabólicas, com livre acesso a água e alimento. Os tratamentos foram os diferentes níveis de inclusão do caroço de açaí na silagem de capim Mombaça com 0, 50, 100, 150 e 200 g.Kg-1 com sabe na matéria natural (MN) e divididos em 5 períodos experimentais. A dieta foi composta, por 60% de volumoso e 40% de concentrado e foram fornecidas em duas refeições diárias, às 7h00min e às 17h00min. Para a avaliação do comportamento ingestivo, foram feitas observações comportamentais dos animais com intervalos de dez minutos, durante 24 horas integrais. Os resultados foram avaliados por contrastes polinomiais, através do software SAS (Statistical Analysis System) adotando-se nível de 5% de probabilidade. As atividades de ruminação (R), ócio (O), alimentando-se e outras atividades (AO) não foram influenciadas (p > 0,05) pelos níveis de inclusão do caroço de açaí desintegrado para a produção de silagem de capim mombaça. Diante do exposto, conclui-se que a inclusão do caroço de açaí na silagem de capim Mombaça em até 200 g.Kg-1 com base na MN não altera as eficiências de alimentação e ruminação e demais parâmetros do comportamento ingestivo dos ovinos.

  • Palavras-chave
  • caroço de açaí; comportamento; silagem.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ZOOTECNIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br