ATRIBUTOS ECONÔMICOS E NÃO-ECONÔMICOS PRESENTES NA PREFERÊNCIA DOS CONSUMIDORES DA FEIRA DO VER-O-PESO

  • Autor
  • Otoniel Monteiro da Costa Neto
  • Co-autores
  • Fabrício Khoury Rebello
  • Resumo
  •  

    Inaugurada em 1627, a feira do Ver-o-Peso, que inicialmente era apenas um posto de aferição de mercadorias e arrecadação de impostos, passou a ser um grande mercado aberto, reconhecido como conjunto arquitetônico e paisagístico, sendo um espaço significativo para a identidade econômica e cultural do município de Belém. A presente pesquisa objetivou analisar os atributos econômicos e não econômicos valorizados pelos consumidores quanto às suas decisões de consumo na feira do Ver-o-Peso. Os dados primários foram coletados junto aos belenenses no período de setembro a dezembro de 2019, a metodologia de pesquisa adotada foi o survey (pesquisa de avaliação), com um universo amostral de 392 respondentes. Entre os atributos mais bem avaliados estão os relacionados aos aspectos econômicos ou a ele associado, de acordo com entrevistados, os pontos fortes do Ver-o-Peso estão associados à oferta diversificada de produtos e serviços (34,16%), o atrativo turístico que o complexo oferece (16,15%), a comercialização de refeição pronta (15,22%), o aspecto cultural que o local representa (9,32%) e o preço favorável dos produtos (6,83%). Para a maioria dos entrevistados (50,26%), o Ver-o-Peso apresenta o máximo grau (cinco) de importância para o patrimônio e cultura dos paraenses, que somados aos (29,34%) que lhe atribuem peso bastante elevado (quatro) tem-se que (79,60%) lhe atribuem significativa importância como equipamento que representa a cultura, tradição e espaço de compra. Quanto aos pontos fracos (fraquezas) atribuídos pelos entrevistados ao Ver-o-Peso, destacam-se: a insegurança do local; precariedade na higiene do espaço, com destaque para os problemas da sujeira, lixo e mau cheiro presente na feira; desorganização do espaço; infraestrutura mal conservada; má administração do complexo; presença indesejada de moradores de rua e pedintes na feira. Embora a feira do Ver-o-Peso seja considerada a maior da América Latina e possuir uma importância cultural e econômica para trabalhadores autônomos de Belém, é necessário se pensar em estratégias de revitalização e fortalecimento da imagem do complexo Ver-o-Peso, a fim de valorizar os pontos fortes apresentados pelos entrevistados na pesquisa, e solucionar alguns pontos considerados ruins.

  • Palavras-chave
  • Ver-o-Peso, Avaliação, Atributos.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br