O COMPORTAMENTO DOS USUÁRIOS DISCENTES FRENTE À CUSTOMIZAÇÃO DA ARQUITETURA DE INFORMAÇÃO (AI) DO SIGAA

  • Autor
  • Thiago Fernandes
  • Co-autores
  • Wesley de Almeida Guedes , Maria Teresinha Dias Curvo
  • Resumo
  •  

    A interferência das tecnologias de informação e comunicação digital está se tornando cada vez mais óbvia e atraente como uma ferramenta inovadora e democrática em seu sistema de busca de usuários. A Arquitetura da Informação (IA) surge no cenário da Ciência da Informação, com princípios, métodos e tecnologia, e tem a função de fornecer um arcabouço técnico para desenhar a estrutura de como qualquer tipo de informação é expressa. Esse estudo aborda usuários da informação no tocante ao uso do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) quanto ao seu grau de satisfação dessa comunidade no referido sistema. Seu objetivo foi avaliar a satisfação dos usuários discentes frente ao efeito de customização do SIGAA da página da  disciplina de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), do Curso de Engenharia de Produção da UFRA, Campus Parauapebas/PA. A metodologia é do tipo descritiva, de levantamento de dados, envolvendo somente estudantes com matricula ativa nesta disciplina/curso. O instrumento de coleta de dados escolhido foi o questionário online, composto por 10 questões, objetivas, e com oportunidade de se auto manifestarem ou de se expressarem com outras formas de entendimento, iniciando como a frequência do uso e das ferramentas disponíveis do SIGAA. Os dados foram validados com análise fatorial confirmatória e sumarizados com técnicas estatísticas descritivas. Os resultados indicaram que: 35% dos respondentes são do gênero feminino e 65% do masculino; a média de idade dos respondentes é entorno de 26 anos, ou seja, alinhando a uma faixa etária que compreende a linguagem de “memes” no cotidiano. Além disso, quando questionados qual foi a sua primeiro reação / sentimento com relação a customização (New Face) do SIGAA da disciplina, mais de 50% dos respondentes mencionaram que se sentiram surpresos, acolhidos diante da modernização, já que é uma forma diferente de introdução do conteúdo, num estilo “quebra-gelo”. Porém, não menos importante, apenas um respondente julgou a nova interface como confusa. Outro questionamento feito foi o que acharam da ideia de usar figuras de linguagem (memes) e cores diferentes para representar cada tópico de aula/conteúdo; logo, 60% dos respondentes apontaram que essa ideia foi considerada inovadora e interessante e, também concordaram que, essa customização do SIGAA da disciplina não atrapalha a exposição dos conteúdos e nem exclui o foco do tópico da aula. Diante disso, salienta-se que mais de 80% dos discente assinalaram que a nova “cara do SIGAA” da disciplina de AET, utilizando memes (figuras de linguagem) e cores diferenciadas, foi uma estratégia [...] interessante e faz com que seja diferente dos professores. As informações são claras e as figuras de linguagem (memes) podem ajudar no "humor" da disciplina e [...] inovadora e dinâmica. O conteúdo continua o mesmo, exposto com clareza e seriedade mesmo com os memes, que na minha opinião, não atrapalham em nada, mas sim contribuem. Fica evidente pela análise dos dados, e pelas narrativas a partir dos discentes, que a customização feita por meio desta linguagem contemporânea no SIGAA indicou um nível alto de satisfação na percepção dos usuários.

  • Palavras-chave
  • Estudantes, Customização, SIGAA.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br