ESTUDO SAZONAL DO PERFIL DE VARIÁVEIS METEOROLÓGICAS EM POMAR DE MANGUEIRAS (TOMMY ATKINS) NO MUNICÍPIO DE SALINÓPOLIS - PA, BRASIL

  • Autor
  • Marina Costa de Sousa
  • Co-autores
  • Jonathas Francos de Sousa , Maria Joselina Gomes Ribeiro , Taianne Lea Melo De Souza , Adriano Marlisom Leão de Sousa
  • Resumo
  •  

    Modificações no uso da terra alteram o microclima regional. A temperatura do Ar e a Umidade Relativa do Ar são elementos importantes para caracterização de microclima. Dessa forma, é imprescindível desenvolver estudos sobre as características agrometeorologias e hidrológicas no ecossistema com plantio de mangueiras em região que já sofreram impacto pelo ser humano. A funcionalidade biológica está relacionada as condições climáticas, como a pluviosidade. No Pará, há basicamente dos regimes pluviométricos distintos: uma estação chuvosa e menos chuvosa, influenciadas pela migração sazonal da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Este estudo teve como objetivo analisar o comportamento sazonal da Temperatura do Ar e da Umidade Relativa do Ar em um pomar de mangueiras. A área de estudo localiza-se no Sítio Experimental da Universidade Federal Rural da Amazônia (0° 40´S e 47º 17´WE), na Vila de Cuiarana, Salinópolis-PA. Os dados horários das variáveis foram medidos no período de 2017 e 2018. Para a tabulação e compilação dos dados, empregou-se o software Microsoft Excel® para transformação dos valores horários em médias mensais para facilitar a compreensão dos resultados. Após análise dos dados meteorológicos, foi possível observar que a Temperatura do Ar e a Umidade Relativa do Ar apresentam relação forte e inversamente proporcional. A temperatura do Ar tem seus menores valores no período chuvoso, tendo média de 26,5ºC e no menos chuvoso a média de 27,5ºC. A região norte do Brasil apresenta máximos pluviométricos no primeiro semestre do ano. Sendo a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) o sistema atmosférico com maior contribuição para esses períodos analisados. Desse modo, observa-se que o comportamento das variáveis com perfil esperado dentro dos períodos definidos e analisados. A Umidade Relativa do Ar teve médias 87,6% e 80,1% no período chuvoso e no menos chuvoso, respectivamente. Pela análise dos resultados, constatou-se, que apesar das características das variáveis desse estudo sejam comuns a outros casos analisados na bibliografia, existem especificidades relacionadas ao monitoramento do local estudado caso, pois salienta efeitos locais desta cultura nas variáveis estudadas. 

     

  • Palavras-chave
  • Microclima; Comportamento; Litoral Paraense;
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br