SILAGEM ADITIVADA COM CAROÇO DE AÇAÍ NA ALIMENTAÇÃO DE OVINOS

  • Autor
  • Letícia da Silva Sousa
  • Co-autores
  • Tamara Nayanne Matos Lustosa , Gilmara Pinto Leite , Manoel Domingos Silva Gomes , Valéria Sousa Silva , Rafael Mezzomo
  • Resumo
  • RESUMO: Forragens com alto teor de umidade, ao passar pelo processo de fermentação da ensilagem, podem apresentar elevada perda por efluentes (apresentando risco ambiental) e proliferação de bactérias indesejáveis, o que resulta em silagens de baixa qualidade podendo reduzir o consumo dos animais ou causar distúrbios metabólicos. Dessa forma, objetivou-se avaliar o impacto da utilização do caroço de açaí triturado como aditivo sequestrante de umidade em silagens de capim Mombaça sobre a alimentação dos animais, pois aparentemente apresenta ser uma alternativa viável para o êxito do processo de conservação da silagem, elevando o teor de matéria seca e reduzindo as perdas durante o seu armazenamento. O experimento foi conduzido na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus de Parauapebas, no estado do Pará, utilizando 5 ovinos da raça Santa Inês com idade e peso semelhantes em um quadrado latino 5x5 (5 períodos e 5 níveis de inclusão), confinados em gaiolas metabólicas. Os tratamentos foram os diferentes níveis de inclusão do caroço de açaí na silagem de capim Mombaça com 0, 50, 100, 150 e 200 g.Kg-1 com base na MN, fornecidos durante 109 dias, divididos em 5 períodos experimentais de 19 dias. A dieta foi composta por concentrado na proporção de 60:40 (60% de volumoso e 40% de concentrado) e fornecidas em duas refeições diárias, às 7h00min e às 17h00min. Da dieta fornecida e das sobras, foi realizada análise de matéria seca para estimar o consumo de matéria seca dos animais, sendo que estes foram pesados em todos os períodos e seus pesos utilizados para calcular o consumo de MS em relação ao peso vivo e o consumo de MS em relação ao peso vivo metabólico. A inclusão de caroço de açaí em níveis a partir de 50 g/kg de MN mostrou melhor adaptação dos animais, pois apresentou-se mais estável ao longo dos dias e o consumo estabilizou-se primeiro em relação aos demais tratamentos, o que pode ser atribuído pelo fato do CA possuir um alto teor de MS agindo como sequestrante de umidade, pois silagens muito úmidas não são desejadas, devido ao consumo voluntário, reduzindo o consumo do animal. Além disso, o consumo de matéria seca tem tendência a se manter constante diante de uma dieta com elevado valor nutritivo do volumoso. Observou-se de maneira geral que o consumo dos animais que receberam silagem aditivada com caroço de açaí (CA), independentemente do nível de CA, apresentaram consumo mais estável no decorrer dos dias de avaliação, considerando que a oscilação do consumo, principalmente CMS, expresso nas mais diversas formas, foi menor no decorrer dos dias. Assim sendo, a silagem de capim Mombaça aditivada com diferentes níveis de caroço de açaí indica bom potencial para a alimentação de ovinos confinados, sem prejuízos ao consumo desses animais.

    PALAVRAS-CHAVE: consumo; absorvente; fermentação.

  • Palavras-chave
  • consumo; absorvente; fermentação.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ZOOTECNIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br