PRODUÇÃO DE MUDAS FLORESTAIS PARA AGRICULTORES FAMILIARES DE CAPITÃO POÇO

  • Autor
  • Maria Joseane Marques de Lima
  • Co-autores
  • Cassio Rafael Costa dos Santos
  • Resumo
  • A produção de mudas é fundamental para manutenção, restauração e conservação da biodiversidade. O plantio de mudas garante a sobrevivência da planta no campo, diminuindo os gastos com sementes. O principal objetivo do presente trabalho de extensão foi realizar um relato de experiências como parte do projeto de extensão do Viveiro Florestal da UFRA – Capitão Poço: Base para o Tripé Acadêmico e para a Educação Ambiental, com ênfase na produção de mudas de espécies florestais para doação à comunidade externa, além das atividades de manutenção do viveiro, visando a doação de tais mudas a agricultores familiares do município de Capitão Poço. As atividades foram realizadas no Viveiro Florestal no Campus Capitão Poço em conjunto com os alunos treinandos do Projeto. A produção das mudas era realizada desde a coleta do solo, passando pelo processo de preparo do substrato misturado com outros tipos de material, como a cama de aviário, humus de minhoca, esterco bovino, pó de serra, entre outros. As sementes passavam pelo processo de beneficiamento, de acordo com as características de cada espécie, as quais eram levantadas em literatura específica. As mesmas eram postas para a germinação em câmaras de germinação. Após as emergências das plântulas, as mesmas eram classificas de acordo com sua altura e vigor, para ser transplantadas para sacos ou tubetes. As outras atividades realizadas no viveiro consistiram na limpeza, manutenção e organização do viveiro. Eram produzidas mudas de espécies como paricá (Schizolobium parahyba var. amazonicum (ducke) barneby), pau-preto (Cenostigma tocantinum Ducke), ipê – amarelo (Handroanthus serratiflius), açaizeiro (Euterpe oleracea Mart.). As mudas que estavam prontas para ir a campo eram, em parte, destinadas a experimentos com mudas, enquanto que a outra parcela era utilizada na implantação de Sistema Agroflorestal experimental, no próprio campus. A terceira porção de mudas era destinada à doação para comunidade, em especial, para agricultores familiares do município. Foram doadas, em média, 300 mudas para agricultores familiares da Feira de Capitão Poço e para algumas outras comunidades rurais do município. Também foi realizada a exposição das mudas e das sementes produzidas em conjunto com o Projeto Casa da Ciência para os alunos da rede municipal e estadual do município, bem como em feiras de exposição agropecuária. Atualmente tem-se em desenvolvimento a elaboração de cartilhas, implantação do SAFs nos campos, e aproveitamento de resíduos de laranja para formulação de substrato, a utilização de resíduos de dendê submetidos a diferentes tratamentos na composição de substratos para mudas de paricá. Portanto, o desenvolvimento das atividades proporcionou aos alunos envolvidos uma melhor formação acadêmica, pois, o contato com a comunidade através dessas atividades de extensão disponibilizou novos conhecimentos e aprendizados postos em pratica.

     
  • Palavras-chave
  • Espécies Florestais Nativas, Agricultura Familiar, Sistemas Agroflorestais.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br