O muçuã (Kinosternon scorpioides, LINNAEUS, 1776) é um cágado amazônico, pertencente à ordem Chelonia, família Kinosternidae e que apresenta alto valor nutritivo para populações ribeirinhas. Clandestinamente comercializado em diversos restaurantes da região, pode ser alvo de estudos transversais, relacionando dados socioeconômicos, clínicos, laboratoriais e zootécnicos, com fins de manter o uso racional e sustentável desse recurso faunístico. O objetivo deste estudo é descrever o perfil hematológico de espécimes de Kinosternon scorpioides cativos. Foram utilizados dados coletados previamente de 24 animais adultos, provenientes do Criadouro Científico do Projeto Bio – Fauna (licença 1602685), entre dezembro e janeiro de 2020, com peso médio de 355,87 (± 74,1 g), sendo 17 fêmeas e 7 machos, todos apresentando-se clinicamente sadios. As coletas foram realizadas através de venopunção em região subcarapaçal, tanto em machos quanto em fêmeas, com o auxílio de seringas (3 mL) e agulhas (25x0,7 mm) estéreis, com a amostra sendo acondicionada em tubos de coleta de sangue contendo heparina lítica. As análises laboratoriais foram realizadas em parceria com laboratório terceirizado, onde o sangue foi diluído com solução de Nett Herrick para contagem manual de hemácias e leucócitos na câmara de Newbauer, além de contagem diferencial e análise morfológica em esfregaço sanguíneo. Já a dosagem de hemoglobina foi realizada em analisador bioquímico da marca Max Bio Touch®. Foram observadas diferenças entre os valores médios referentes aos leucócitos totais entre os sexos, sendo verificado valores mais elevados para machos. Após análise de correlação entre os dados hematimétricos, foi observado que houve correlação fortemente positiva apenas para machos. Foram observadas diferenças entre os valores médios referentes aos trombócitos (plaquetas) totais entre os sexos, sendo verificado valores mais elevados para fêmeas. O resultado obtido para Hemoglobina foi em média (4,56±1,11g/dL) para fêmeas e de (4,64±1,75/g/dL) para machos. O valor médio total encontrado para Volume Corpuscular Médio total foi de 364,17±90,88fL e para Concentração de Hemoglobina Corpuscular total foi de 20,78±5,03%. O número total de leucócitos encontrado foi de 3,73±1,97/?L e o de trombócitos 4,50±12,52/?L. Os exames hematológicos podem constituir uma ferramenta laboratorial fundamental para a avaliação das condições clínicas de quelônios e répteis em geral.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: