CONCENTRAÇÕES FOLIARES DE Ca E Mg EM POMARES DE LARANJEIRA ‘PÊRA’ EM COMBINAÇÃO COM GENÓTIPOS DE PORTA-ENXERTOS

  • Autor
  • Milton Garcia Costa
  • Co-autores
  • Maria Thalia Lacerda Siqueira , Antônia Erica Santos de Souza , Antônio Lucas Araújo Leite , Fábio de Lima Gurgel , Eric Victor de Oliveira Ferreira
  • Resumo
  •  

     

    O surgimento de novos porta-enxertos de laranjeiras demanda estudos para compreensão da eficiência nutricional dos mesmos, buscando indicar aqueles genótipos que promovam a máxima eficiência nutricional das plantas. O Ca e Mg são nutrientes capazes de influenciar diretamente a eficiência produtiva das plantas cítricas, tornando-se essencial a compreensão desses nutrientes na nutrição da laranjeira ‘Pêra’. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as concentrações foliares de Ca e Mg em dois pomares de laranjeira ‘Pêra’ em combinação com diferentes porta-enxertos. Os experimentos foram instalados nas Fazendas Lima e Ornela, munícipio de Capitão Poço – PA, em 2015. Utilizou-se delineamento inteiramente casualizado (DIC), com quatro repetições, e os tratamentos sendo os porta-enxertos: limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’; híbridos LVK (limoeiro ‘Volkameriano’ V. Ten. & Pasq.) x LCR (limoeiro ‘Cravo’) – 010; tangerineira ‘Sunki Tropical’ [C. sunki (Hayata) hort. ex. Tanaka]; citrandarin [C. sunki x Poncirus trifoliata (L.) Raf.] ‘San Diego’); BRS Pompeu; TSKC (tangerineira ‘Sunki’ comum) x CTSW (citrumeleiro ‘Swingle’ - C. paradisi Macfad x P. trifoliota) – 033 e citrandarin [C. sunki x Poncirus trifoliata (L.) Raf.] ‘Riverside’). Foram determinadas as concentrações foliares de Ca e Mg, por meio de coleta de folhas em março de 2019, coletando-se a terceira ou quarta folha após a contagem do fruto nos quatros quadrantes das laranjeiras em cada experimento. As folhas foram secas em estufa de ar forçado (65 ºC) por 72 h e, posteriormente, foram passadas em moinho de facas (Tipo Willey). As amostras foram enviadas ao laboratório de Solos da Embrapa Amazônia Oriental, onde se realizou a digestão nítrica perclórica e a determinação por espectrofotometria de absorção atômica. Os dados foram submetidos à análise de variância e, quando significativa, comparados pelo teste de Tukey (p < 0,05). Na Fazenda Lima, as concentrações foliares de Ca foram maiores com os porta-enxertos limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’, híbridos LVK x LCR - 010, citrandarin ‘San Diego’, BRS Pompeu e o híbrido TSKC x CTSW - 033 e, para as concentrações de Mg, houve maiores valores com o citrandarin ‘San Diego’, BRS Pompeu e o híbrido TSKC x CTSW – 033. Para a Fazenda Ornela, houve maiores concentrações foliares de Ca com os porta-enxertos limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’ e o híbrido LVK x LCR – 010, enquanto para Mg houve menores concentrações foliares com os porta-enxertos híbrido TSKC x CTSW - 033 e o citrandarin ‘Riverside’. Os porta-enxertos citrandarin ‘San Diego’, BRS Pompeu e o híbrido TSKC x CTSW - 033 e os porta-enxertos limoeiro ‘Cravo Santa Cruz’ e o híbrido LVK x LCR - 010 indicaram maiores potenciais nutricionais para Ca e Mg, respectivamente.

  • Palavras-chave
  • Citrus; eficiência nutricional; melhoramento genético.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br