MANEJO E CONSERVAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS EM COMUNIDADES RURAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

  • Autor
  • Andreza Mayra Baena Souza de Jesus
  • Co-autores
  • Gabriela Vilhena de Almeida , Larissa Matos Lima , Mauro Junir Borges Pacheco4 , Luiz Felipe Conceição Tavares De Assis , Jessivaldo Rodrigues Galvão
  • Resumo
  •  

    A recuperação de áreas degradadas busca fornecer condições favoráveis a reestruturação da vida num ambiente que não tem condições físicas, químicas e/ou biológicas de se regenerar por si só. Nas comunidades da região metropolitana de Belém, especificamente o assentamento de Mari-Mari, na Cooperativa Mista dos Agricultores e Agroindústria do Pará (COMAAIP), os produtores mostram-se pouco assistidos por ações públicas e assistência técnica, com poucos recursos para investimentos em projetos, apresentam dificuldades financeiras, precariedade na infraestrutura e no escoamento da produção. Localizada no sudoeste da ilha de mosqueiro, a comunidade é composta maioritariamente por produtores de subsistência, que utilizam da sua força manual para a manutenção das lavouras e são possuidores de muitas áreas degradadas, passiveis de recuperação. Dessa forma, o projeto teve como objetivo oferecer condições favoráveis para o restabelecimento do equilíbrio natural desses solos, sendo a recuperação dessas áreas e o investimento nesse setor uma preocupação principalmente com a preservação ambiental e sustentabilidade, mas que intensificam também o desenvolvimento econômico e melhoria na qualidade de vida, uma vez que o aumento na disponibilidade de áreas para cultivo é também o sustento e a manutenção da população. Foram selecionadas duas áreas de interesse para os produtores, que visivelmente apresentavam alterações no seu equilíbrio natural. Com trado holandês de aço inoxidável foram realizadas coletas e análises dos solos. A amostra foi sujeita a determinação do pH, acidez potencial (H+Al), cálcio trocável (Ca2+), magnésio trocável (Mg2+), fósforo disponível (P) e matéria orgânica (M.O.). Os resultados provenientes da análise, evidenciaram uma acidez elevada e valores das bases trocáveis abaixo do recomendado, situação comum nas propriedades da nossa região. Essas informações foram utilizadas para planejamento da recuperação dessas áreas com a utilização do manejo adequado e práticas conservacionistas, de acordo as condições oferecidas pelos produtores, buscando a melhor alternativa para a restauração para um solo vivo e saudável.

  • Palavras-chave
  • Produtores Rurais, Área Degradada, Preservação Ambiental
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br