Morfometria do Forame Infraorbital de Bradypus variegatus

  • Autor
  • Ana Luisa de Carvalho Moia
  • Co-autores
  • Ana Rita de Lima
  • Resumo
  • Bradypus variegatus possui um crânio com particularidades, entre elas, a de apresentar apenas o forame infraorbital (FIO). O FIO é uma estrutura anatômica localizada no osso maxilar, que possibilita a passagem de vasos infraorbitais e fibras do nervo infraorbital. Essas fibras são responsáveis pela inervação sensitiva de várias estruturas de interesse para procedimentos cirúrgicos, cujo acesso proporcionaria a cirurgia e outros procedimentos invasivos na região cranial por ser uma via anestésica importante. A descrição da morfometria do FIO de Bradypus variegatus visa ampliar o conhecimento das estratégias na intervenção anestésica em animais silvestres. A partir de três espécimes de preguiça, foram obtidos os crânios para dissecação, que possibilitou observar o local exato de saída do nervo e o posicionamento do FIO. A topografia do FIO encontra-se no osso maxilar, apresentando um par de forame, um de cada lado. Estão na posição dorsal ao primeiro e segundo molar. O nervo infraorbital sai do forame e segue em direção de 45º, a partir do lábio superior na direção do nariz, para a região abaixo dos olhos. O FIO de Bradypus variegatus é de tamanho menor quando comparado a espécies domésticas, se aproximando significamente da área encontrada em primatas. Devido à complexidade de inervação da cavidade oral e suas estruturas adjascentes, é fundamental o conhecimento anatômico que auxilie em procedimentos clínico cirúrgicos e anestésicos para animais domésticos e selvagens. A descrição morfométrica do FIO em Bradypus variegatus contribui para ampliar o conhecimento anatômico sobre a espécie, mostrando também o posicionamento do local para possíveis abordagens anestésicas locais em cirurgias na região da face e na cavidade oral.

  • Palavras-chave
  • Preguiça-comum, Forame, Crânio
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • MEDICINA VETERINÁRIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br