Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular: Um Estudo acerca da Organização do Trabalho Pedagógico de Professores do Ensino Fundamental

  • Autor
  • Alda Beatriz Fernandes de Sousa
  • Co-autores
  • Daniela do Rosário da Silva , Felipe Alex Santiago Cruz
  • Resumo
  •  

    Este estudo tem como tema o Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular e como objeto de investigação a Organização do Trabalho Pedagógico de professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Estrutura-se a partir das experiências do Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do Curso de Licenciatura em Biologia da UFRA campus Capanema, compreendendo tal experiência como campo de pesquisa para a realização deste estudo. O problema de investigação do mesmo decorre em: de que modo se constitui a relação Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular, no que toca a organização do trabalho pedagógico de professores do Ensino Fundamental? O estudo se propõe ao seguinte objetivo geral: compreender como se constitui a relação Ensino de Ciências e a Base Nacional Comum Curricular, a partir da reflexão da organização do trabalho pedagógico de professores de Ciências do Ensino Fundamental. Articulados, os objetivos específicos figuram como: identificar a concepção de professores de Ciências sobre o planejamento pedagógico docente; apreender o nível de conhecimento dos professores de Ciências sobre o planejamento pedagógico orientado pela BNCC o trabalho pedagógico do professor de Ciências. Partimos de 03 categorias teóricas/conceituais para leitura e análise do objeto, Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018); Ensino de Ciências em (BNCC, 2018; Francislene Cunha e Luciana Campos, 2010); Organização do Trabalho Pedagógico em (Ilza Martins e Maximiliano Menegola, 2002; José Carlos Libâneo, 2013; Liliane Soares Ferreira, 2018). No que corresponde ao aporte metodológico, o método de pesquisa qualitativa (Tatiana Engel Gerhardt e Denise Tolfo Silveira, 2009), com técnicas de entrevista online previamente definida e estruturada com base nos objetivos do estudo, e realizadas no período entre julho e agosto de 2021. A organização, sistematização e análise dos dados advindos das entrevistas serão sistematizadas a partir de algumas técnicas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016). Esperamos que os resultados contribuam para o debate e a importância da temática no Ensino de Ciências e a elucidação acerca do modo como os professores desenvolvem a organização do trabalho pedagógico para a aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental.

     

  • Palavras-chave
  • Organização do Trabalho pedagógico, BNCC, Ensino de Ciências
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ENSINO
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

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