Curimatã (Prochilodus nigricans) é um peixe sul-americano, encontrado em toda a extensão da bacia Amazônica e bacia de Tocantins. No entanto, a exploração da espécie nativa é dificultada pela escassez de informações sobre esses animais relacionadas ao meio produtivo, além de altos preços de aquisição de ração. A torta de dendê (Elaeais guineenses) é uma alternativa viável para baratear o custo de produção através da ração, visto que é um componente residual da agricultura. Nesse sentido, a RT-qPCR é uma ferramenta que possui alta eficiência em quantificação de expressão gênica em tecidos, devido sua rapidez e maior precisão, podendo auxiliar em tomadas de decisões sobre produção animal, como sobre os efeitos de uma ração em uma espécie. Assim, o presente estudo objetivou estabelecer um protocolo de RT-qPCR em tempo real para a avaliação de expressão do gene grelina (GHRL), o qual sinaliza a necessidade de ingerir alimentos, para Prochilodus nigricans. Para tanto, organizou-se o experimento em delineamento inteiramente casualizado, realizado com 24 animais, na fazenda São José no município de Tailândia-PA, com o estabelecimento de dieta experimental e dieta controle, sendo 2 tratamentos 3 repetições. Foram coletadas amostras de tecido de estômago e cérebro para extração de RNA e desenvolvimento de um protocolo de RT-qPCR. Utilizou-se o método 2-??Ct de quantificação relativa para estimar os resultados de expressão gênica, usando o gene GAPDH como gene de referência, com a posterior realização do teste de normalidade de Kolmogorov-Smirnov pelo procedimento Proc univariate – Base SAS ®. Para comparação, realizou-se ANOVA pelo software PROC GLM Dunnett – Base SAS ® com ? = 0,05. Os primers obtiveram amplificação bem-sucedida, confirmada pela curva de melting gerada, cujos valores de Cq para GHRL e GAPDH foram, respectivamente, 31,38 e 28,52. Observou-se um padrão de picos específicos de temperaturas de melting (Tm). A expressão de grelina foi mais intensa com a utilização da dieta experimental no estômago e no cérebro. Desse modo, o protocolo de RT-qPCR desenvolvido do gene GHRL para P.nigricans mostrou amplificação com o padrão de qualidade esperado para a avaliação de expressão gênica, podendo ser utilizado em estudos de nutrição e melhoramento genético da espécie.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: