DETERMINAÇÃO DE VARIÁVEIS DENDROMÉTRICAS DE POVOAMENTO DE Khaya ivorensis A. CHEV. POR MEIO DE SENSORIAMENTO REMOTO E INVENTÁRIO FLORESTAL TRADICIONAL

  • Autor
  • Jordan Luis Campos Modesto Pereira
  • Co-autores
  • Lucila Ferreira da Silva
  • Resumo
  •  

    Segundo o Sistema Nacional de Informações Florestais o Brasil apresenta 58% do seu território coberto por florestas. O inventário florestal é caracterizado pela obtenção de informações a respeito da qualidade e quantidade de recursos pertencentes a florestas com o intuito de estabelecer o melhor manejo, a melhor tomada de decisão. O sensoriamento remoto é de extrema importância, pois por meio dele há a possibilidade de estudar o ambiente terrestre através das interações entre a radiação emitida por sensores e a energia refletida pelos alvos O objetivo do presente trabalho é avaliar as variáveis individuais e coletivas (DAP, altura e área da copa de cada árvore na parcela) de um povoamento de mogno africano (Khaya ivorensis A. Chev.), por meio da combinação e comparação das técnicas do sensoriamento remoto somado aos métodos do inventário florestal. A área de estudo está localizada no município de Capitão Poço -PA, pertencente a mesorregião do Nordeste Paraense e a Microrregião do Guamá, com coordenadas geográficas 1°1°39'20.57"S de latitude e 47°3'48.97"O de longitude. Os levantamentos das variáveis dendrométricas foram realizados em área de plantio de mogno africado (Khaya ivorensis A. Chev), com espaçamento de 15x20, de 13 anos de plantio. Inicialmente, foi realizada uma avaliação visual preliminar na área, para determinação da implantação das unidades amostrais, para realização do inventário e levantamento por meio do processamento de imagens de drone. Para o inventário piloto realizado em campo, foi possível obter informação de que se trata de uma população finita, com ‘n’ ótimo igual a 15 parcelas, sendo apresentado 12 árvores em cada, confirmando que as mesmas são capazes de fornecer dados com precisão estatística. Foram testados modelos de simples e dupla entrada, de Assmann, Azevedo, Trorey, Prodan Curtis e Stoffels, onde o modelo de Assmann foi o qual apresentou mais estabilidade nos dados, além de ter apresentado o menor desvio médio percentual (DMP%), que representa o quanto o modelo está se aderindo os dados em relação a variável dependente, portanto, sendo ele escolhido para fazer a validação dos dados e do trabalho desenvolvido. Ainda existe muito o que ser estudo para aprimorar e desenvolver novos modelos que apresentem melhor resposta quando utilizado para estimar variáveis de DAP e altura em relação a área da copa. Os produtos obtidos a partir do inventário realizado com auxílio de drone são bem promissores, devido a sua facilidade em adquirir os dados a serem analisados, tendo em vista que além de auxiliar o trabalho, torna ele mais barato se comparar com a área coberta em menor tempo.

     

  • Palavras-chave
  • Drone, modelos hipsométricos, regressões.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br