IDENTIFICAÇÃO DO DESTINO DA PRODUÇÃO DE MEL DOS CRIADORES DE ABELHAS APIS MELLIFERA DE PARAUAPEBAS/PA

  • Autor
  • RIBEIRO, Daniela Viana;
  • Co-autores
  • LIMA, Raffaella Castro; , PINTO, Roberta Quintino; , ANJOS, Luciano Jorge Serejo dos , MENDES, Ana Célia Almeida; , SANTOS, Joedina Denise Oliveira dos.
  • Resumo
  • A atividade racional de criação de abelhas do gênero Apis para fins econômicos denomina-se apicultura e desta atividade pode-se extrair o mel, a própolis, o pólen, a geleia real, entre outros produtos. Há um grande potencial de criação no estado do Pará, gerando diversos benefícios econômicos. Entretanto, o alcance dos benefícios econômicos da produção apícola depende do processo de comercialização. Dessa forma, o estudo objetivou compreender como ocorre o processo de comercialização do mel de Apis mellifera dos produtores de Parauapebas – PA, através da identificação dos canais de comercialização adotados para a distribuição da produção. Propõe-se ainda, verificar a origem dos méis comercializados no perímetro urbano, identificar a existência de estabelecimentos comerciais receptivos ao produto dos apicultores locais e de entraves entre produtores e comércio local. Para tanto, utilizou-se a pesquisa de campo, cuja coleta de dados foi realizada através de dois formulários, direcionado aos apicultores e estabelecimentos comerciais. Os resultados demonstram a utilização de canais curtos de venda direta e indireta, totalizando cinco canais escolhidos. Quanto à origem dos méis comercializados, verificou-se ampla diversidade de fornecedores do produto, caracterizada pela presença de méis oriundos de todas as regiões do país. A receptividade ao mel dos criadores locais, revelou-se existente, bem como os entraves entre apicultores e comércio local. Os principais entraves elencados pelos representantes dos estabelecimentos relacionam-se à falta de informação da existência de produção local, mel não regularizado e falta de comparecimento do produtor para oferecer o produto, já os apicultores apontaram a falta de regularização do produto e escala de produção insuficiente para atendimento da demanda do mercado como principais motivadores da ausência de tentativas de venda para o comércio local. Conclui-se a relevância dos canais de venda direta, notadamente a venda na propriedade, feiras e encomenda; frente as modalidades de venda indireta, pois constituem as principais opções de destinação adotadas. No mercado local, a participação dos méis da região norte e nordeste do país mostrou-se preponderante. A receptividade ao mel dos produtores locais demonstrou-se baixa quando comparada à parcela de estabelecimentos não compradores. Tal comportamento é determinado pelas barreiras à aquisição do produto, impedindo a maior participação no comércio local. Ademais, verificou-se o interesse dos apicultores em expandir os canais de comercialização, no entanto, para efetiva participação no comércio local faz-se necessária a superação das barreiras elencadas pelos atores envolvidos (apicultores e estabelecimentos comerciais). 

  • Palavras-chave
  • canais de comercialização; comercialização do mel; estabelecimentos comerciais.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

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