AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARCAÇA DE SUÍNOS COMERCIAIS

  • Autor
  • Sabrina Medeiros Oliveira
  • Co-autores
  • Raffaella Castro Lima , Ramon Rodrigo Ferreira Lima , Luciano Jorge Serejo dos Anjos , Ana Célia Almeida Mendes , Joedina Denise Oliveira dos Santos
  • Resumo
  • O mercado de suínos no Brasil tem apresentado crescimento contínuo e a produção de carcaças, que garante a quantidade e a qualidade da carne é o principal objetivo comercial e industrial da suinocultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da carne em carcaças de animais abatidos, a fim de mitigar perdas por lesões ou manejo insuficiente. Os dados foram coletados de acordo com a demanda do frigorifico e sem atrapalhar os procedimentos pré e pós-abate, e os animais foram divididos por sexo. Foram feitas coletas de 160 animais, destes, 130 eram animais comprados externamente e 30 eram animais locais. Por tanto na coleta de dados foi possível observar a significância entre esses animais para a variável de peso vivo, onde os animais adquiridos de fora independente de sexo, obtiveram um peso vivo maior que os animais locais. Para as variáveis de peso ao abate e rendimento de carcaça foi observado que o local também teve influência direta sobre os animais. Com relação às variáveis de espessura de toucinho 1, 2, 3 respectivamente, os animais locais obtiveram uma maior área e media de espessura de toucinho comparada aos animais externos. O pH 45 minutos e o pH 24 horas pósabate não obtiveram interação entre os animais externos ou locais, havendo apenas um efeito na temperatura local da câmara fria após 24h de refrigeração. O trabalho mostrou ainda que animais adquiridos externamente ao município de Parauapebas apresentam maior peso vivo, maior rendimento de carcaça e menor espessura de toucinho do que animais produzidos na região. 

     

    Link do Vídeo: https://youtu.be/YnN8fzOmqeg

  • Palavras-chave
  • suínos, peso vivo, qualidade.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ZOOTECNIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br