DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE ENCEFALIZAÇÃO EM FETOS DE CUTIA (Dasyprocta fuliginosa) MEDIANTE AVALIAÇÃO ULTRASSONOGRÁFICA.

  • Autor
  • Mayse Roane Cordeiro da Silva
  • Co-autores
  • Thyago Habner de Souza Pereira , Pedro Ginés Mayor Aparicio , Frederico Ozanan Barros Monteiro
  • Resumo
  • O coeficiente de encefalização é importante na compreensão do progresso do intelecto nas diferentes espécies animais. A cutia (Dasyprocta sp.) é um roedor histricomorfo que apresenta desenvolvimento precocial com formação de fetos bem desenvolvidos. A compreensão da ecologia da cutia auxilia no manejo em cativeiro e em vida livre. Objetivou-se relacionar os parâmetros biométricos cranianos e corporais e avaliar o melhor método para calcular o coeficiente de encefalização. Foram utilizados 32 fetos de cutia, conservados em formoldeído 4%. A biometria do encéfalo fetal foi obtida por ultrassom, mensurando os valores dos diâmetros occiptofrontal (OFD) e biparietal (BPD). O comprimento total dorsal (TDL) e o comprimento crânio caudal (CRL) foram aferidos por meio de biometria externa e o peso por balança digital. Obteve-se o volume cerebral (BV) mediante a fórmula V = 4/3?a²b. A massa cerebral relativa (RB) foi calculada como quociente da massa cerebral absoluta (BV) e da massa corporal (BM). O coeficiente de encefalização (EQ) foi obtido pela equação EQ = BV/0.12*BM0.667. Estimou-se a idade gestacional (GA) pela fórmula 3?W = 0.06*(t – 20.8). Para as relações de modelagem de regressão múltipla e avaliações alométricas utilizou-se o software CurveExpert 2.7, gerando gráficos de curvas de associação. Obteve-se peso cerebral médio de 9.1 ± 7.5g e peso corporal médio de 105.1 ± 86.5g. O peso cerebral médio foi equivalente a 8% da massa corporal (RB = 0.08). O EQ médio dos fetos (n = 32) foi de 2.99 e no terço final de gestação (n = 6) foi de 4.39. As relações de modelagem de regressão múltipla entre o TDL, as medidas craniais e a massa corporal seguiram o padrão não-linear, onde o OFD, BPD, BM, BV obtiveram R² de 0.96; 0.94; 0.94; 0.95, nessa ordem. Com relação ao CRL, as associações seguiram o padrão não-linear, nas quais o OFD, BPD, BM, BV apresentaram R² de 0.86; 0.89; 0.81; 0.75, respectivamente. As relações entre a GA e as medidas craniais seguiram o padrão não-linear, onde o OFD, BPD, BM, BV obtiveram R² de 0.95; 0.99; 0.98; 0.97, respectivamente. O coeficiente de encefalização calculado com a BM (EQ (BM) (cm²/g)) obteve média de 0.08 ± 0.04 e foi relacionado com os parâmetros TDL, CRL, BM, apresentando R² de 0.95; 0.84; 0.87, nessa ordem. O coeficiente de encefalização calculado com o TDL (EQ (TDL) (cm)) obteve média de 0.49 ± 0.32 e foi relacionado com os parâmetros TDL, CRL, BM, onde o R² de 0.90; 0.82; 0.95, respectivamente. O coeficiente de encefalização calculado com o CRL (EQ (CRL) (cm)) obteve média de 0.75 ± 0.57 e na relação com TDL, CRL, BM, apresentou R² de 0.85; 0.60; 0.86, nessa ordem. Conclui-se que o melhor parâmetro para se calcular o EQ nos fetos é o TDL, obtendo os mais altos coeficientes de determinação. Além disso, A ultrassonografia é um método eficiente para a realização da biometria fetal, colaborando com êxito para o alcance dos objetivos propostos nesse trabalho.

  • Palavras-chave
  • tamanho cerebral, ultrassom, cutia
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • MEDICINA VETERINÁRIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br