VARIAÇÃO SAZONAL DAS FORMAS DE CARBONO INORGÂNICO DISSOLVIDO NAS ÁGUAS DO RIO GUAMÁ

  • Autor
  • Matheus Dias de Aviz
  • Co-autores
  • ; Adriano Joaquim Neves de Souza , Filipe Freitas de Farias , Andria Oliveira Coelho , José Otávio Oliveira Mendes , Maria de Lourdes Souza Santos
  • Resumo
  • A água doce de qualidade é um elemento essencial para o desenvolvimento das atividades humanas, industriais e agrícolas além da importância vital para os ecossistemas. A água é utilizada em atividades socioeconômicas são captadas em diversas coleções hídricas. Com isso, foi estimado que o CO2 nos rios amazônicos é dez vezes a quantidade de carbono exportada para o oceano sob a forma de carbono orgânico total ou carbono inorgânico dissolvido - CID, e que esta evasão de CO2 dos rios representam uma considerável e importante rota de perda de carbono. Os fluxos de CO2 a partir de rios têm sido sugeridos como uma possível via para os fluxos de retorno do carbono da biosfera para a atmosfera. Para tanto, o presente trabalho avaliou a concentração de carbono inorgânico dissolvido, bicarbonato e carbonato nas águas do rio Guamá, para verificação da influência dessas formas no efeito tampão das águas amazônicas. A área de estudo compreende ao rio Guamá. Este se localiza no setor que define o nordeste amazônico. A amostragem de água foi realizada em dois períodos sazonais distintos, nos períodos de menor e de maior pluviosidade (setembro de 2018 e março de 2019, respectivamente), em quatro estações de amostragem durante a maré de sizígia, no bairro do universitário no município de Belém. Ademais, o reflexo na qualidade ambiental e ecossistêmica no que concerne ao próprio corpo hídrico apresenta concentrações de HCO3 - , CO3 2- e CO2 tiveram médias para o período sazonal de menor e maior precipitação, respectivamente: 43,4251±2,1307 e 39,6554±1,7107 µmol/kg- ; 0,0020±0,0012 e 0,0011±0,0001µmol/kg- ; 124,8202±52,6308 e 153,7344±24,7801 µmol/kg- . A contribuição das formas de carbono para o chamado CID, tiveram as seguintes participações para os períodos sazonais. Com isso, o período de maior precipitação, o CO2 contribuiu cerca de 74%, enquanto o HCO3 - cerca de 25% e o CO3 - menos de 1%, já no período de menor precipitação o CO2 teve participação de 79%, HCO3 - cerca de 21% e por fim o CO3 - com menos de 1%, isso se deve aos valores de pH nos diferentes períodos sazonais. Por tanto, o rio Guamá apresentou variação das formas de carbono de acordo com os períodos sazonais, em função ao valor de pH, essa variação contribuiu para que as distribuições das frações de CID fossem diferentes nos períodos sazonais. Ademais, através dos resultados obtidos o rio Guamá preserva sua capacidade tamponante de suas águas.

    Link Vídeo 

    https://youtu.be/dvdycRqu5Jc 

  • Palavras-chave
  • RECURSOS HÍDRICOS; CARBONATOS; BÉLEM
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • RECURSOS PESQUEIROS E ENGENHARIA DE PESCA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br