RESUMO: A educação ambiental é uma temática de suma importância para o desenvolvimento social, no qual pode ser levantada e discutida em vários ambientes que tenham o intuito de promover a educação, em seus diversos aspectos, através de informações relevantes para o meio social e ambiental. Visando a sensibilização e a conscientização da preservação dos recursos naturais, foram realizadas ações de educação ambiental para diferentes públicos buscando a formação de novos hábitos e a valorização do meio ambiente e do ser humano. As ações de educação ambiental foram baseadas nas seguintes temáticas: formação, funções e uso sustentável dos solos; e na separação e disposição correta dos resíduos sólidos. Para facilitar o entendimento dos assuntos abordados foram elaborados e utilizados os seguintes materiais didáticos: i) criação de maquetes - sobre formação dos minerais e rochas, diferentes usos do solo, processos de poluição e degradação ambiental e suas consequências, e amostras de sistemas de produção sustentável com ênfase ao ambiente amazônico (exemplos: sistemas agroflorestais, Integração - Lavoura - Pecuária - Floresta entre outros); ii) coleção de rochas e minerais; iii) monólitos (mini-perfis de solos); iv) colorteca (coleção de cores do solo); e v) oficinas de pintura com tintas preparadas a partir do solo. A adaptação de alguns materiais didáticos por vezes era necessária em função do evento e/ou público. Dentre os locais e eventos atendidos, tem-se a escola E.E.E.F.M. Prof. Virgílio Libonatii, feiras de ciências, congressos (por exemplo, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UFPA) e eventos de educação ambiental no Bosque Rodrigues Alves - Belém (por exemplo, Dia da Conservação do Solo, Dia do Meio Ambiente, Dia da Árvore entre outros). Como resultado foi observado grande interesse do público pelos temas abordados nas ações principalmente sobre as formas de poluição e degradação dos solos, práticas cotidianas sustentáveis e reciclagem. Notou-se que os materiais elaborados facilitaram a compressão dos temas abordados. Destaca-se que as oficinas de pintura com tintas produzidas a partir do solo despertou grande interesse do público infantil, majoritariamente, mas também dos adultos, não só pela atividade lúdica, mas também a curiosidade em aprender a preparar as tintas. Ainda sobre a oficina de pintura, embora o tema fosse livre a maioria das crianças reproduziram nas suas artes algo que elas tinham recém aprendido sobre os cuidados com o meio ambiente. Embora o público atendido pelas ações fosse diferente, considerando faixa etária e grau de escolaridade, o interesse pelas questões ambientais associada a práticas sustentáveis, como exemplo a questão do lixo e reciclagem, eram semelhantes e muitas vezes compartilhavam as mesmas dúvidas. Conclui-se que a inserção da educação ambiental no meio social por meio da promoção de atividades e práticas de educação, de forma dinâmica e lúdica, em eventos é uma forma de levar informação e consequentemente conscientizar as pessoas sobre a importância que tem o meio ambiente e seus elementos para a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: educação ambiental; práticas sustentáveis; ações ambientais;
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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